PROGRAMA INTEGRADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PIPPS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANDILSON AVELINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANDILSON AVELINO DA SILVA
DATA: 13/10/2014
LOCAL: Sala de aulas da Pós-graduação em Psicologia
TÍTULO: Ingestão aguda e crônica de etanol no funcionamento auditivo e neurocognitivo
PALAVRAS-CHAVES: Ingestão agudo-moderada de etanol; ingestão crônica de etanol; percepção auditiva; discriminação de notas musicais; avaliação neuropsicológica
RESUMO: Sabe-se que o etanol, presente nas bebidas alcoólicas, ingeridos de forma aguda ou crônica em seus vários níveis podem levar a uma série de alterações orgânicas e comportamentais que podem interferir em processos cognitivos mais básicos. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência da ingestão agudo-moderada de etanol, bem como da ingestão crônica dessa substância em alcoolistas abstinentes em recuperação na percepção auditiva e no funcionamento neuropsicológico. Manipulou-se a ingestão agudo-crônica em laboratório de modo que os participantes, estudantes universitários de 18 a 30 anos, eram comparados consigo mesmos. Em duas sessões experimentais diferentes eles eram solicitados a ingerirem quantidades de álcool relacionadas às suas estruturas corporais para que no momento dos experimentos possuíssem 0,08 % de etanol no sangue, em uma delas, sendo que em outra eles ingeriam apenas uma bebida placebo. Avaliou-se a ingestão crônica do álcool em participantes de Alcoólicos Anônimos, com idades de 40 a 60 anos, que possuíam de 1 a 15 anos de abstinência, sendo que se avaliaram estes em grupos separados pelo tempo de abstinência de três anos em comparação a um grupo controle formado por parentes em primeiro grau. Avaliou-se a percepção auditiva por meio de um teste de discriminação de frequências sonoras correspondentes às notas musicais de um escala ocidental padrão. Já o funcionamento cognitivo avaliou-se por meio de testes neuropsicológicos relativos aos processos de memorização, atenção, e de funcionamento executivo. Os resultados mostraram que ambas as formas de ingestão do álcool ocasionam prejuízos perceptivos na audição, bem como nas funções neuropsicológicas avaliadas, sugerindo que o uso do etanol pode ser um demarcador de deficiências cognitivas.
Externo à Instituição - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Externo à Instituição - MARIA LÚCIA DE BUSTAMANTE SIMAS