PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de DEFESA: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI

DISCENTE: JEANE ODETE FREIRE DOS SANTOS CAVALCANTI
DATA: 16/05/2019
LOCAL: Centro de Educação, UFPB
TÍTULO: EDUCAÇÃO EMOCIONAL E ESPIRITUALIDADE NA PROMOÇÃO DE SAÚDE: Um estudo sobre a participação dos colaboradores do NUCOM-IESP em práticas de alongamento, massagem e meditação.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Emocional. Espiritualidade. Saúde. Saúde integral.
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente trabalho se propoe a fazer uma analise sobre a relevancia da Educacao Emocional e da espiritualidade para promocao de saude dos colaboradores do Nucleo de Comunicacao e Marketing - NUCOM do Instituto de Educacao Superior da Paraiba - IESP. Nesse sentido, foram observadas possibilidades de multiperspectivas da fe na superacao das doencas ditas incuraveis, uma vez que a espiritualidade tem se apresentado como algo que existe e se coloca como parceira direta da saude. A partir da abordagem de Thouwald Denthefsen e Rudiger Dalke (2007), que mostram o doente como autor da sua doenca, buscou-se autores diversos, destacando Ferdinand Rorh (2012.) e Fabricio Possebon (2016; 2017) para falar sobre a Constituicao do Ser, a Integralidade do Ser e a harmonia resulta em saude; Koeing (2012), que trata das questoes de saude e espiritualidade; Adam e Herzlich (2001), com a sociologia da doenca e da medicina expoem os conceitos de doenca e cura; Elisa Possebon (2017; 2015), mostra a Educacao Emocional; Damasio (1996; 2000), Maturana (2000), Mkolajaczak e Desseilles, (2012), alem de Malta (2016), dentre outros, que fundamentam os estudos das PNPS e PICs de maneira particular Clemenceau, Dalavier e Gundill (2012); Lidell (2002), Golemam (1999), Vaisberg e Mello (2010),vao falar de alongamento, meditacao e massagem. Outros teoricos foram somados a esse estudo, como Filoramo e Prandi (2012); Klaus Hock (2010); Emerson Silveira (2016); Marcelo Camurca (2008) discutindo as Ciencias das Religioes e seu politeismo metodologico, construindo assim um arcabouco teorico que respalda a escolha dessa discussao sob as luzes dessa ciencia dinamica e plural. Justificamos nossa pesquisa com sua natureza qualitativa, com o olhar de uma abordagem fenomenologica como metodologia do trabalho, visto nao dissociar as emocoes e a espiritualidade e as multiperspectivas do enfrentamento das doencas cronicas e busca por saude. Situacao que associada a necessidade de compreender como as angustias do espirito sao influenciadoras na qualidade de vida das pessoas, mesmo quando estao sentenciadas ao comprometimento do direito a vida saudavel, mediante diagnosticos confirmados de doencas cronicas. Como Campo de pesquisa, utilizamos o Projeto de Extensao em Alongamento, massagem e meditacao do IESP, que conta com a participacao dos colaboradores lotados no NUCOM. Para producao de dados, os instrumentos aplicados incluiram a aplicacao de Mandala Terapia para diagnosticar as caracteristicas emocionais dos individuos participantes e a aplicacao de um questionario para identificacao das caracteristicas individuais, identificacao com o trabalho e questoes relacionadas a saude. Os resultados apresentam os participantes da pesquisa – os colaboradores do NUCOM; classificando sua qualidade de vida como boa, mas os dominios que compreende aspectos fisicos, psicologicos, relacoes pessoais e meio ambiente e regular, assim como a satisfacao com a saude. Alguns beneficios relevantes sao apontados quanto ao desenvolvimento da educacao emocional a partir das tecnicas aplicadas de alongamento, massagem e meditacao, incluindo-se doravante a mandala terapia como um desejo dos participantes. Tambem foi apontado, a necessidade de maior interacao na forma como os colaboradores sao mobilizados para a participacao efetivas nas praticas, revendo ajustes de horarios. Por fim, foi proposto o fortalecimento dos estudos sobre o tema aqui abordado em conjunto com os responsaveis pelos projetos que visam a melhora da qualidade de vida dos colaboradores do IESP, segundo o conhecimento dos resultados aqui produzidos.
Presidente - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Interno - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES