PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: EDILEUSA MOTA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUSA MOTA DOS SANTOS
DATA: 02/12/2013
HORA: 16:00
LOCAL: Centro de educação
TÍTULO: Um Olhar Fenomenológico Sobre a Expressividade Religiosa na Prática Pedagógica do Ser Professor
PALAVRAS-CHAVES: Religiosidade. Prática Pedagógica. Ser Professor. Fenomenologia.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
RESUMO:

A partir do entendimento em que vivemos em uma sociedade religiosa e que os indivíduos expressam a sua religiosidade nos diversos ambientes em que estão inseridos, o presente estudo buscou compreender a relação existente entre a religiosidade e prática pedagógica no cotidiano escolar do professor. Há muito, o fenômeno religioso vem sendo abordado e analisado por diversas ciências. Ao trazermos a o tema da religião para a academia e junto com ela a prática pedagógica do professor, estamos inseridos em duas realidades: a realidade educativa e a religiosa. Buscou-se nas Ciências das Religiões e na Fenomenologia o suporte teórico e metodológico necessário para adentramos na complexidade dessas duas áreas tão diversas e ao mesmo tempo tão próximas na vida do professor. Optando por uma pesquisa qualitativa baseada na valorização do sujeito e das suas vivências, fomos a Fenomenologia e ao seu aparato conceitual para que fosse o suporte para a compreensão do fenômeno que seria investigado. Assim, a partir de um grupo de sete professores das diversas disciplinas que compõe o Ensino Fundamental e Médio, fomos efetivando a investigação a cerca da relação existente entre religiosidade e prática pedagógica. Através da análise dos dados vindos das entrevistas gravadas e transcritas fomos alcançando no universo desses professores. Fragmentando o material descrito, compreendendo e interpretando é que chegamos a duas essências: o professor enquanto ser religioso e o professor enquanto ser pedagógico. Partindo da perspectiva de muitos especialistas; o homem é um ser religioso que desde um tempo primordial expressa essa religiosidade, logo, em todas as dimensões da sua vida essa religiosidade se apresenta, entre essas dimensões, a profissional. O professor é pedagógico porque está nele o ato de ensinar, essa característica o identifica. Como ensinar faz parte dessa identidade, os princípios religiosos que regem a sua vida também são conhecimentos e conhecimentos precisam ser repassados. Educar com conteúdos formas da grade curricular, mas também educar em valores, educar para formar cidadãos e pessoas melhores. Educar para se criar laços com o transcendente. É esse o olhar do professor que trás a sua religiosidade para a sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Externo à Instituição - WALDECI FERREIRA CHAGAS