PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA DE ALMEIDA CAVALCANTE BASTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CRISTINA DE ALMEIDA CAVALCANTE BASTOS
DATA: 09/12/2014
LOCAL: Centro de Educação
TÍTULO: Ensino Religioso e educação inclusiva
PALAVRAS-CHAVES: Formação de professores. Ensino Religioso. Aluno como deficiência. Educação inclusiva.
PÁGINAS: null
RESUMO: RESUMO O Ensino Religioso - ER, normatizado pela Lei 9.475/97, enquanto parte integrante da formação básica do cidadão é um lócus privilegiado para promoção do reconhecimento e assunção cultural das pessoas pertencentes às minorias, dentre elas, as pessoas com deficiência que por apresentarem algum impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual ou sensorial são mais suscetíveis a situações de exclusão. Pelo fato do ER ter seus Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNER´s alicerçados nos princípios de cidadania, respeito à diversidade, tolerância no entendimento do outro e na relação do ser humano em sua busca pelo transcendente e dentro de uma visão epistemológica e pedagógica se posicionar contra situações de preconceito e intolerância, torna-se um componente curricular apropriado para trazer à tona as questões pertinentes à educação inclusiva, uma vez que esta também possui o respeito e reconhecimento da diversidade como um dos seus princípio norteadores na busca por uma escola aberta, voltada para garantir não somente o acesso de todos os alunos, mas sua permanência com sucesso no ambiente escolar. Destarte, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada dos professores de Ensino Religioso numa perspectiva inclusiva nas escolas da Rede Municipal de João Pessoa e como objetivos específicos identificar se estes docentes possuem formação continuada em educação especial/ inclusiva, analisar o entendimento dos conceitos de inclusão, exclusão e diversidade e analisar a aplicabilidade prática deste conhecimento teórico. A dissertação foi estruturada contendo uma introdução - Através das janelas da alma: ressignificando olhares! - três capítulos: Um olhar sobre o tempo: entre a exclusão e a inclusão da pessoa com deficiência; A formação dos professores do ensino religioso na perspectiva inclusiva: Mudando o grau dos óculos; Resultados da pesquisa: um foco no olhar!; e as Considerações finais: um novo olhar sobre a inclusão do aluno com deficiência na escola. Este estudo foi realizado na conjugação de dois métodos de análise qualitativa utilizando a pesquisa teórico-metodologica documental e bibliográfica, para a qual autores como Santiago, Silva, Freire, Tebar, Holmes, Souza, Escarião, Frankl e outros, contribuíram com o aporte teórico. Tivemos também a pesquisa de campo com a realização de entrevistas, objetivando-se traçar um perfil do professor do ER numa perspectiva inclusiva para uma educação de qualidade.
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo ao Programa - 338288 - ELISA PEREIRA GONSALVES