PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Teléfono/Extensión

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLACIR VIRMES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLACIR VIRMES JUNIOR
DATA: 23/02/2015
LOCAL: UFPB - Universidade Federal da Paraiba
TÍTULO: HERMENÊUTICA FILOSÓFICA LITERÁRIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA: O PROBLEMA DO MAL NA TRILOGIA CÓSMICA DE C. S. LEWIS
PALAVRAS-CHAVES: Filosofia. Teologia. Literatura. Hermenêutica Filosófica Literária.
RESUMO: Ao longo do tempo, duas abordagens se desenvolveram na busca por respostas às grandes inquietações humanas: a filosofia e a teologia, uma partindo da racionalização e indagação puras; a outra, especialmente desde a perspectiva cristã, partindo do texto sagrado. Por outro lado, a literatura não argumenta da mesma maneira que a filosofia e a teologia; ao contrário, simplesmente narra e descreve os fatos da vida. Conquanto que de uma maneira diferente, a literatura se engaja com as mesmas questões que afligem filósofos e teólogos. Ela o faz, contudo, não pela via da conceitualização, mas através da narrativa. Vários autores já buscaram descobrir na literatura os assuntos abordados pela filosofia e teologia. Um dos assuntos mais importantes para ambas as áreas é o problema do mal. Mesmo nos primeiros anos do século XXI, o debate em torno do tema ainda continua. A proposta deste trabalho é mostrar como a literatura discute o problema do mal num diálogo produtivo entre filosofia e teologia. Toma-se como objeto de estudo a Trilogia cósmica, série de ficção científica em três volumes escrita pelo apologista e filósofo cristão do século XX C. S. Lewis, especialmente o primeiro livro da série: Além do planeta silencioso. Como aporte teórico para essa abordagem da literatura em diálogo com a filosofia e teologia, este estudo se volta para a hermenêutica filosófica de Paul Ricoeur, de maneira específica, como ela é articulada em sua obra em três volumes Tempo e narrativa. Para o propósito desta pesquisa, dois aspectos cruciais de sua hermenêutica filosófica literária são discutidos: a tríplice mímesis, na qual Ricoeur propões os passos para a interpretação literária, e os aspectos convergentes e divergentes da narrativa ficcional em relação a narrativa histórica.
Presidente - 2884093 - SUELMA DE SOUZA MORAES
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE