PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
0000000000/00000

Noticias


Banca de DEFESA: EDUARDO AILSON DA CRUZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AILSON DA CRUZ
DATA: 30/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO SALA 319
TÍTULO: DO TERREIRO PARA A CENA: UMA ANÁLISE DA PEÇA “NEGRO OLHAR”
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Gesto; Teatro; Candomblé.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Com o intuito de abordar a espetacularidade do candomblé para a cena teatral contemporânea, propusemo-nos com este trabalho analisar a dimensão espetacular do Candomblé e seus elementos simbólicos presentes nas composições cênicas, assim como entender o processo de transposição pelo qual tais elementos que compõem os rituais do Candomblé sofrem. Para atingir tal objetivo tomamos o espetáculo intitulado Negro Olhar, da Cia Teatral Carona, de Blumenau – SC, para análise. Com base no conceito de espetacularidade, de Armindo Jorge de Carvalho Bião, estamos assumindo que os elementos presentes nos rituais das religiões afro-brasileiras criam um fenômeno espetacular que nasce de ritos que se interligam com diferentes áreas, como o folclore, a religião, antropologia, a dança, e o teatro, por exemplo. Dessa forma, vemos uma outra possibilidade de estudar a religião, saindo dos lugares mais comuns a ela, como os templos e igrejas, percebendo-a através de seu transbordamento, através da qual podemos fazer um diálogo entre teatro e religião a partir de sua dimensão espetacular. Palavras-chave: Gesto. Cena. Religião. Candomblé. Dança.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo à Instituição - LOURIVAL ANDRADE JUNIOR