PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
- Teléfono/Extensión
-
0000000000/00000
Noticias
Banca de DEFESA: EDUARDO AILSON DA CRUZ
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO AILSON DA CRUZ
DATA: 30/11/2015
HORA: 14:00
LOCAL: CENTRO DE EDUCAÇÃO SALA 319
TÍTULO: DO TERREIRO PARA A CENA: UMA ANÁLISE DA PEÇA NEGRO OLHAR
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Gesto; Teatro; Candomblé.
PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Com o intuito de abordar a espetacularidade do candomblé para a cena teatral contemporânea, propusemo-nos com este trabalho analisar a dimensão espetacular do Candomblé e seus elementos simbólicos presentes nas composições cênicas, assim como entender o processo de transposição pelo qual tais elementos que compõem os rituais do Candomblé sofrem. Para atingir tal objetivo tomamos o espetáculo intitulado Negro Olhar, da Cia Teatral Carona, de Blumenau SC, para análise. Com base no conceito de espetacularidade, de Armindo Jorge de Carvalho Bião, estamos assumindo que os elementos presentes nos rituais das religiões afro-brasileiras criam um fenômeno espetacular que nasce de ritos que se interligam com diferentes áreas, como o folclore, a religião, antropologia, a dança, e o teatro, por exemplo. Dessa forma, vemos uma outra possibilidade de estudar a religião, saindo dos lugares mais comuns a ela, como os templos e igrejas, percebendo-a através de seu transbordamento, através da qual podemos fazer um diálogo entre teatro e religião a partir de sua dimensão espetacular.
Palavras-chave: Gesto. Cena. Religião. Candomblé. Dança.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1774137 - DILAINE SOARES SAMPAIO
Interno - 1353258 - FABRICIO POSSEBON
Externo à Instituição - LOURIVAL ANDRADE JUNIOR