PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
0000000000/00000

Noticias


Banca de DEFESA: GUSTAVO LEITE CASTELLO BRANCO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO LEITE CASTELLO BRANCO
DATA: 26/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: sala 319
TÍTULO: O MODELO DE ENSINO CONFESSIONAL E O FORTALECIMENTO DA CONCEPÇÃO LAICA DE ESTADO
PALAVRAS-CHAVES: Modelo de Ensino Religioso. Ensino Confessional. Epistemologia. Estado Laico.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: Pesquisadores da area das Ciencias das Religioes tem reconhecido de um modo geral tres “modelos” de Ensino Religioso praticados na historia do Brasil, isto e, o ER Confessional ou Catequetico, o ER Teologico ou Interconfessional e o ER das Ciencias das Religioes ou Inter-religioso. Ocorre que esta ja consagrada classificacao reflete uma fragmentacao tipica da cosmovisao ocidental contemporanea que pode ser expressa atraves do dualismo entre conhecimento/ ciencia/ espaco publico versus crencas/ religiao/ espaco privado. De acordo com essa perspectiva epistemologica, dentro do contexto de um Estado Laico o chamado ER Confessional representaria um ensino impraticavel dentro da iniciativa publica, tolerado dentro da iniciativa privada, mas sempre aquem dos ideais de pluralismo e respeito a diversidade cultural e religiosa previstos na Constituicao Federal de 1988. Entretanto, uma analise dessa questao a partir da perspectiva epistemologica do filosofo Michael Polanyi e do Teologo Leslie Newbigin e capaz de revelar, por um lado, que a divisao entre o “confessional” e o “cientifico”, nao e assim tao certa e absoluta, nao o sendo tambem a diferenciacao entre ER Confessional e ER das Ciencias das Religioes. Por outro lado, tal analise tambem esclarece que o ER Confessional nao so e possivel no contexto do Estado Laico como tambem e capaz de contribuir para o fortalecimento deste, na medida em que reconhece o direito de convencer e ser convencido como aspecto essencial do ser humano e requisito necessario a liberdade de crenca e na medida em que afirmar verdades, ainda que absolutas, nao e o mesmo que ser intolerante. Ademais, faz-se necessario estabelecer uma diferenca entre o ER que fora praticado na epoca do Brasil Colonial e do Imperio (ER Catequetico) daquele que e hoje praticado dentro das chamadas “escolas confessionais” (ER Confesssional), estando esse ultimo, perfeitamente adaptado as exigencias de um Estado Laico. Tal diferenca e confirmada pela experiencia de algumas escolas confessionais do estado da Paraiba que sao analisadas na parte final da presente pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Externo à Instituição - DANIELLE VENTURA DE LIMA PINHEIRO
Externo à Instituição - FILOMENA MARIA GONÇALVES DA SILVA CORDEIRO MOITA