PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: GLICIO FREIRE DE ANDRADE JUNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLICIO FREIRE DE ANDRADE JUNIOR
DATA: 19/07/2017
HORA: 10:00
LOCAL: CE
TÍTULO: O IMAGINÁRIO DO AMANHECER: DA RELIGIÃO E DA INSTITUCIONALIDADE NO MOVIMENTO DO VALE DO AMANHECER
PALAVRAS-CHAVES: Imaginário. Vale do Amanhecer. Isotopia da imagem.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo realizar uma analise historico-imagetica, de cunho fenomenologico, do Vale do Amanhecer, ao compreender que o mesmo se caracteriza como uma religiao mistica-esoterica, em ascensao entre os novos movimentos religiosos surgidos no Brasil nas decadas de 1960 e 1970. A religiao do Vale do Amanhecer foi fundada por Neiva Chaves Zelaya – Catolica Apostolica Romana, apos ter tido revelacoes espirituais, nao explicadas por sua crenca, passando por Centros Espiritas, criando em seguida a Uniao Espirita Pai Seta Branca e mais tarde propriamente o Vale do Amanhecer. O Vale do Amanhecer agrega elementos das mais variadas religioes, a exemplo do cristianismo, das religioes afro-brasileira, indigenas, religioes da antiguidade como a dos persas e egipcios, alem de elementos de tradicoes pre-colombianas, como Incas, Maias e Astecas. Neste estudo, alem de retomarmos o debate sobre a questao dos novos movimentos religiosos, nos debrucaremos especificamente sobre os numerosos simbolos e imagens contidos no Vale do Amanhecer. Acerca desse ultimo, consideramos como objeto de estudo o nucleo do Vale do Amanhecer na cidade de Bayeux – PB. Ademais, nos apoiaremos na Teoria Geral do Imaginario – TGI proposta por Gilbert Durand, um dos principais estudiosos da teoria. Sem embargo, o Imaginario, conforme destaca Fatima Gutierrez, e o poder de simbolizacao inerente e exclusivo da especie homo sapiens sapiens. Essa ideia de Imaginario aparece na TGI de Durand sob duas vias principais: as estruturas antropologicas do imaginario e a mitocritica e mitanalise. Entende-se estas vias como sendo um eixo teorico, onde Durand estabelece uma aplicacao mecanica para mecanismo imagetico do homem – schemes, arquetipos, simbolos e mitos e uma classificacao isotopica para as imagens e outro pratico, mitocritica e mitanalise. Estas definicoes sao aprofundadas num segundo momento quando partindo das constituintes simbolicas que constituem e fundamentam o Vale do Amanhecer, tentamos demonstrar uma classificacao isotopica de suas imagens.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548297 - LUSIVAL ANTONIO BARCELLOS
Interno - 338011 - CARLOS ANDRE MACEDO CAVALCANTI
Interno - 1814691 - MARIA LUCIA ABAURRE GNERRE
Externo à Instituição - JOSE MATEUS DO NASCIMENTO