PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: THAÍS SOUZA BEZERRA

DISCENTE: THAÍS SOUZA BEZERRA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala 505 CCHLA/UFPB
TÍTULO: SERVIÇO SOCIAL NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: A ATUAÇÃO DE ASSISTENTES SOCIAIS NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Escola em tempo integral. Educação. Assistente Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: No município de João Pessoa – PB, no ano de 2011, foi implantada uma proposta de ampliação da jornada escolar, através do Projeto Escola de Tempo Integral. A partir dele, diversas escolas tiveram seus tempos e espaços escolares resignificados, passando a ofertar uma jornada escolar de no mínimo 10 horas diárias, combinando-se atividades curriculares com oficinas pedagógicas. Além dele, o município ampliou a proposta a partir da adesão ao Programa Mais Educação (PME), um programa a nível nacional de incentivo ao ensino em tempo integral. Dentro deste espaço irão se expressar novas demandas, decorrentes da ampliação dos tempos escolares e das novas necessidades que este modelo de escola pressupõe, como as relacionadas à estrutura e ao pessoal. Estas demandas vão recair sobre os profissionais que nela atuam, inclusive o Assistente Social. Um profissional que possui uma longa relação com a política de educação, relação esta, que nos reporta ao surgimento do Serviço Social, contudo, agora sob outra perspectiva. O profissional irá atuar não mais com uma visão culpabilizadora e de ajustamento do indivíduo a sociedade, mas na defesa e na viabilização do direito a educação. Atualmente, em diversos municípios da federação é obrigatória à presença do Assistente Social nas escolas, como é o caso de João Pessoa, através da Lei 11.385/2008, que cria o Serviço Social escolar na rede municipal. Diante do que foi exposto, este trabalho tem como objetivo geral conhecer como se dá a atuação do Assistente Social dentro das escolas em tempo integral da cidade de João Pessoa, identificando as principais demandas, contribuições e entraves ao seu fazer profissional. Fundamenta-se em uma pesquisa de natureza qualitativa que tem por método de análise o Materialismo Histórico dialético. E para se atingir os objetivos propostos, foram realizadas entrevistas com os profissionais que atuam nas escolas em tempo integral do município, um total de 10 profissionais. A pesquisa nos mostrou que este espaço exige uma atuação diferenciada, pois novas demandas se colocam ao profissional, resultado de uma proposta de ampliação da jornada escolar que não foi acompanhada de condições objetivas para que esta proposta se materializasse de forma adequada. Portanto, o profissional responde não só as demandas que são resultantes da dinâmica da sociedade capitalista e que incidem dentro da escola, mas também, as demandas especificas da escola em tempo integral. Dessa forma, tornasse ainda mais crucial à presença do Assistente Social dentro deste espaço, pois se não respondidas, essas problemáticas podem influenciar e inviabilizar o processo educativo.
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo ao Programa - 2459627 - EDUARDO JORGE LOPES DA SILVA