PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ANGELA KALINE DA SILVA SANTOS

DISCENTE: ANGELA KALINE DA SILVA SANTOS
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Google Meet.
TÍTULO: A POLÍTICA SOCIAL NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL: estado da arte das Dissertações de Mestrado
PALAVRAS-CHAVES: Produção do Conhecimento, Serviço Social, Política Social, Modernidade e Pós-modernidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: A presente Dissertação de Mestrado Acadêmico intitulado “A POLÍTICA SOCIAL NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL: estado da arte das Dissertações de Mestrado” configura-se como processo investigativo desenvolvido no Curso de Mestrado do Programa de Pósgraduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Apresenta como objeto de estudo a produção do conhecimento gerado pelo Serviço Social sobre Política Social. Objetiva analisar as Dissertações de Mestrado vinculadas à área de Política Social, defendidas no PPGSS/UFPB no período de 2010 a 2019. Essa análise investigativa será contextualizada a partir da crise da sociedade tardo-burguesa de forma a verificar as inflexões dessa crise na produção do conhecimento do Serviço Social sobre Política Social à luz da hegemonia do Projeto de Modernidade de perspectiva crítico-dialética e a ofensiva pósmoderna. O debate sobre o Serviço Social e a Política Social no Brasil ampliou e adensou-se ao longo dos anos de 1980 e 1990, consolidando-se no século XXI. A partir desse contexto, estabeleceu-se no âmbito da profissão um amplo processo de construção de conhecimentos sobre a Política Social, sendo um dos pilares basilares na consolidação do Serviço Social, reconhecido pelas agências de fomento à pesquisa e à pós-graduação como área do conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas. Como hipótese de pesquisa, formula-se que: a influência do legado do Projeto de Modernidade na perspectiva crítico-dialética nas Dissertações de Mestrado na área da Política Social do PPGSS/UFPB, derivada do legado marxiano e marxista, é hegemônica na produção do conhecimento do Serviço Social, ainda que se reconheça a ofensiva pós-moderna nos últimos anos. Adotase a perspectiva teórico-metodológica materialista históricodialética, determinada nas relações sociais contraditórias da sociedade tardo-burguesa. Em termos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental com a utilização do estado da arte para mapeamento analítico das tendências que perpassam o universo de 119 Dissertações de Mestrado do PPGSS/UFPB, vinculadas à área de Política Social. Para tanto, utiliza-se de instrumentos e técnicas quanti-qualitativas de coleta e de análise dos dados. Na operacionalização da pesquisa, opta-se pela metodologia do estado da arte, com o uso de indicadores bibliográficos: áreas do conhecimento; categorias temáticas e autorais. Em torno das 171 dissertações de mestrado defendidas no PPGSS/UFPB entre 2010 a 2019, verifica-se a prevalência da área de Política Social com 119 (70%), em relação à área de Fundamentação Teórico-Prática do Serviço Social com 52 (30%) dissertações defendidas. Em termos conclusivos, verifica-se que a produção do conhecimento gerada sobre Política Social pelo PPGSS/UFPB se embasa na direção teórico-metodológica do legado marxista, contudo, foi identificada uma incidência, ainda que tênue, de aspectos próprios da Pós-modernidade, expressados pelo ecletismo teórico mediante o uso acrítico de autores de diversos paradigmas teóricos e pela secundarização da metodologia científica. Essa constatação incide na afirmação da hipótese formulada nesta pesquisa.
Presidente - 7336346 - BERNADETE DE LOURDES FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3440915 - DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA