PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DEISE MOREIRA CAVALCANTE

DISCENTE: DEISE MOREIRA CAVALCANTE
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Google Meet.
TÍTULO: A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL DOS CURSOS PRESENCIAIS DAS FACULDADES PRIVADAS DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Produção do Conhecimento do Serviço Social, Formação Profissional em Serviço Social, Crise do Capitalismo e Transformações Societárias, Neoliberalismo, Neoconservadorismo.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: A presente Dissertação de Mestrado Acadêmico, intitulada A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL DOS CURSOS DE BACHARELADO DAS FACULDADES PRIVADAS DE JOÃO PESSOA/ PB, apresenta como objeto de estudo o processo de produção do conhecimento no âmbito privado dos cursos presenciais da formação profissional em Serviço Social. Objetiva analisar a produção do conhecimento em nível dos cursos presenciais de bacharelado em Serviço Social nas instituições de ensino privadas à luz de duas categorias derivadas das transformações societárias provocadas pela crise do capitalismo: os impactos neoliberais na privatização da Educação Superior e os influxos neoconservadores dimanados da ofensiva pós-moderna. Objetiva Em termos metodológicos, este processo investigativo tipifica-se como uma pesquisa bibliográfica e documental com a utilização de procedimentos de natureza qualitativa e quantitativa nas fases de coleta e análise dos dados em torno dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), vinculados à Fundamentação Teórico-Prática do Serviço Social (Formação Profissional, Projeto Ético-Político e Prática Profissional), elaborados pelos alunos concluintes no período de 2016 a 2020. A pesquisa foi operacionalizada pela metodologia do estado da arte mediante a adoção de indicadores bibliográficos, que são: áreas do conhecimento, temáticas e autores referenciados. No tocante ao método, a pesquisa baseia-se no método do materialismo histórico-dialético para compreensão e análise da realidade em sua totalidade, compreendida pelas mediações, contradições e determinantes econômicos, históricos, culturais e políticos. Quanto ao material da pesquisa, foram analisados 68 (sessenta e oito) TCC, pertencentes a duas instituições de ensino superior privado. Das quatro instituições privadas de ensino superior presencial na área de Serviço Social, em João Pessoa/PB, que possuíam turmas concluintes, foram selecionados os TCC de apenas duas (IES-1 e IES-3); porque os TCC da IES-2 não atendiam aos parâmetros instituídos na pesquisa; e os TCC da IES-4 não se configuravam como trabalhos monográficos, mas artigos. Conclusivamente, a análise dos resultados em torno do estado da arte dos Trabalhos de Conclusão de Curso indica a incidência de tendências neoconservadoras que reforçam a prática profissional imediatista, repetitiva, fragmentada e moralista, marcada por traços neopositivistas. O foco analítico dos TCC em torno da Fundamentação Teórico-Prática do Serviço Social aponta para um processo formativo no âmbito privado vinculado à lucratividade que oferece ao alunado uma percepção tecnicista da profissão. Por certo, a possibilidade de massificação desses conteúdos expressados na elaboração dos TCC dos alunos formados por instituições privadas aponta para criação de perfil profissional neoconservador que ameaça a hegemonia do perfil crítico do assistente social brasileiro, embasado no Projeto Profissional do Serviço Social, atrelado aos interesses das classes trabalhadoras, alvo prioritário das ações profissionais. Portanto, afirma-se a hipótese da pesquisa de que o legado da Modernidade crítico-dialética ainda predomina na produção do conhecimento do Serviço Social brasileiro, todavia os achados analíticos desta pesquisa revelam que a alternativa de enfrentamento à crise do capitalismo inflete sobre o pensamento moderno crítico mediante influxos pós-modernos neoconservadores que permeiam a produção do conhecimento nos cursos de Bacharelado em Serviço Social das instituições privadas de João Pessoa/PB.
Presidente - 7336346 - BERNADETE DE LOURDES FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 3440915 - DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA