PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: VANESSA SANTANA SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA SANTANA SOARES
DATA: 09/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet.
TÍTULO: O DEBATE DA EDUCAÇÃO POPULAR NA REVISTA SERVIÇO SOCIAL & SOCIEDADE (1979-2021)
PALAVRAS-CHAVES: Educação Popular; Serviço Social; Revista Serviço Social & Sociedade.
PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: A presente dissertação emerge a partir da nossa experiência de iniciação científica (PIBIC/CNPq) junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS/UFPB, e tem como objetivo geral analisar a produção do conhecimento acerca da Educação Popular na Revista Serviço Social & Sociedade no recorte temporal de 1979 a 2021. Como objetivos específicos busca identificar o referencial teórico-metodológico adotado nas produções; compreender se as produções expressam um debate teórico ou empírico da Educação Popular; verificar os principais constituintes da Educação Popular trabalhadas nessas produções; avaliar as aproximações e os distanciamentos desses constituintes da Educação Popular com o Projeto ético-político do Serviço Social; analisar como esses constituintes da Educação Popular podem contribuir com a dimensão educativa do Serviço Social. A problemática investigativa surgiu não só das nossas reflexões acerca da Educação Popular no campo do Serviço Social, como também, das indagações levantadas diante da atual conjuntura de regressão e desmontes no campo dos direitos sociais que colocam a profissão numa via de mão dupla: ao tempo que impõem consequências regressivas ao fazer profissional e à dimensão educativa, alarga-se a necessidade de fortalecimento dessa dimensão diante do avanço do conservadorismo. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e com abordagem quanti-qualitativa. Utilizamos como método de análise da realidade o materialismo histórico-dialético, e a técnica de análise de conteúdo para organização, interpretação e sistematização da produção do conhecimento. Como fonte de pesquisa contamos com dados primários da Revista Serviço Social & Sociedade, e secundários oriundos dos relatórios finais de iniciação científica (PIBIC/PIVIC- CNPq) das graduandas Andrêsa Melo da Silva Nascimento e Graziela Mônica Tolentino (2017-2018 e 2018-2019), e com o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado, A presente dissertação emerge a partir da nossa experiência de iniciação científica (PIBIC/CNPq) junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Popular, Serviço Social e Movimentos Sociais – GEPEDUPSS/UFPB, e tem como objetivo geral analisar a produção do conhecimento acerca da Educação Popular na Revista Serviço Social & Sociedade no recorte temporal de 1979 a 2021. Como objetivos específicos busca identificar o referencial teórico-metodológico adotado nas produções; compreender se as produções expressam um debate teórico ou empírico da Educação Popular; verificar os principais constituintes da Educação Popular trabalhadas nessas produções; avaliar as aproximações e os distanciamentos desses constituintes da Educação Popular com o Projeto ético-político do Serviço Social; analisar como esses constituintes da Educação Popular podem contribuir com a dimensão educativa do Serviço Social. A problemática investigativa surgiu não só das nossas reflexões acerca da Educação Popular no campo do Serviço Social, como também, das indagações levantadas diante da atual conjuntura de regressão e desmontes no campo dos direitos sociais que colocam a profissão numa via de mão dupla: ao tempo que impõem consequências regressivas ao fazer profissional e à dimensão educativa, alarga-se a necessidade de fortalecimento dessa dimensão diante do avanço do conservadorismo. Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório e com abordagem quanti-qualitativa. Utilizamos como método de análise da realidade o materialismo histórico-dialético, e a técnica de análise de conteúdo para organização, interpretação e sistematização da produção do conhecimento. Como fonte de pesquisa contamos com dados primários da Revista Serviço Social & Sociedade, e secundários oriundos dos relatórios finais de iniciação científica (PIBIC/PIVIC- CNPq) das graduandas Andrêsa Melo da Silva Nascimento e Graziela Mônica Tolentino (2017-2018 e 2018-2019), e com o Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, intitulado, “SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO: análise das revistas de Serviço Social e Sociedade no período (2010-2016)”, da graduanda Beatriz Cláudia Barboza da Silva. No geral foram levantadas 142 edições da revista no recorte temporal de 1979-2021. Desse total, apenas 10 edições abordam a temática da educação popular. Nelas identificamos 12 artigos, sendo 10 de língua portuguesa e 02 de língua espanhola, com pesquisas provenientes dos seguintes estados brasileiros: São Paulo – SP, Minas Gerais – MG, Alagoas – AL, Maranhão – MA, Ceará – CE, Pernambuco – PE e Paraíba – PB; assim como, dos países: Colômbia, Uruguai e Holanda. Dos 12 artigos publicados na revista, 8 (67%) são da década de 1980, 1 (8%) da década de 1990 e 3 (25%) da década de 2010. Além disso, percebemos que as produções são resultados tanto de autores do campo do Serviço Social, como do campo da Educação, ou ambos os campos. Quanto ao referencial teórico-metodológico, 92% das produções apresentam o viés crítico, 8% não fica clara a opção teórico-metodológica, e nenhuma apresenta explicitamente um viés conservador. No que se refere ao debate realizado pelos autores, 67% expressam uma discussão teórica e 33% apresentam um debate empírico em torno da Educação Popular. Identificamos, ainda, um total de 19 constituintes da Educação Popular que são utilizados nas produções: Participação em 92%, saber popular, conscientização e transformação em 75%; diálogo em 67%; organização e práxis em 50%; mobilização em 25%, contestação, emancipação, libertação e democracia em 17%; política, cultura popular, formação, resistência, hegemonia, dialética e amorosidade em 8%, apresentando congruências com o Projeto Ético-Político do Serviço Social e contribuições para a dimensão educativa da profissão.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANA FREIRE PEREIRA FERRIZ
Presidente - 2413160 - ALINE MARIA BATISTA MACHADO
Externo à Instituição - GRAZIELA SCHEFFER MACHADO