PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: JANAINA NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA NUNES DA SILVA
DATA: 31/08/2022
HORA: 09:30
LOCAL: SALA 505/CCHLA
TÍTULO: O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE DO E DA ASSISTENTE SOCIAL NA MODALIDADE DO ENSINO À DISTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
PALAVRAS-CHAVES: Trabalho, Docência em Serviço Social, Educação Superior; Ensino a Distância; Precarização.
PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Educação
RESUMO: O Trabalho dissertativo ora apresentado intitulado: “O EXERCÍCIO DA ATIVIDADE DOCENTE DO E DA ASSISTENTE SOCIAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA MODALIDADE DO ENSINO A DISTÂNCIA”, configura-se como resultado de uma revisão de literatura acerca do exercício profissional docente do e da Assistente Social na Educação Superior na modalidade do Ensino a Distância – EaD. O objetivo geral trata da análise das condições de trabalho do exercício da atividade docente desses e dessas profissionais nos referidos âmbito e modalidade, a partir da literatura do Serviço Social existente sobre essa temática. Como objetivos específicos, elencam-se: a problematização histórica da Educação Superior na modalidade do Ensino a Distância, especialmente em Serviço Social no Brasil; o levantamento bibliográfico sobre a temática do Ensino a Distância; o levantamento bibliográfico dos artigos da área do Serviço Social a partir da identificação das temáticas e dos e das autoras que publicaram sobre o Ensino a Distância; e a análise das condições de trabalho para o exercício profissional docente na Educação Superior na modalidade do Ensino a Distância na área do Serviço Social. O método adotado é o materialismo histórico dialético, de inspiração marxiana, por buscar considerar as contradições e mediações críticas que perpassam o objeto de estudo a partir de sua historicidade e totalidade, partindo da aparência para desvendar a essência que da realidade investigada. O trabalho se constitui enquanto uma revisão de literatura sobre a temática proposta e conta com as principais obras de autores que discutem o tema em questão, desta forma as obras Clássicas de Karl Marx e Frederick Engels foi utilizado, assim como obras de José Paulo Netto, Marcelo Braz, Sérgio Lessa, Roberto Leher, Istiván Mészáros, Larissa Pereira, Marilena Chauí entre outros estudos de base marxiana que norteiam essa obra dissertativa. As obras foram primordiais para o desenvolvimento do trabalho, o acesso ao material se deu por meio da internet e acesso ao material físico, para esta construção foram lidas 84 obras que foram escolhidas pela similitude com o conteúdo e pelo teor crítico que as constituem e assim contribuíram para a revisão literária, além de serem obras referenciadas no âmbito do Serviço Social e correspondem a matriz teórico-metodológica que orienta o trabalho. O recorte teórico-metodológico materialista histórico-dialético processa-se em torno das seguintes categorias de análise: trabalho e formação profissional, inseridas no contexto histórico das inflexões da crise do capitalismo da sociedade tardo-burguesa que incidem no processo de privatização, na precarização do trabalho e na flexibilização da formação profissional no âmbito do Ensino a Distância na Educação Superior. Por fim, analisou-se o trabalho docente na atualidade, com todo o seu processo de precarização e exploração pelo capitalismo e concluiu-se que há uma intensa precarização do trabalho docente na atualidade principalmente com o avanço tecnológico e na modalidade remota e consequentemente a isso o rebaixamento da formação em Serviço Social.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6336645 - JALDES REIS DE MENESES
Interno - 2441073 - LUCIANA BATISTA DE OLIVEIRA CANTALICE
Externo ao Programa - 2285512 - MARIA DAS GRACAS MIRANDA FERREIRA DA SILVA