PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: ROBÉRIA DANTAS MARQUES

DISCENTE: ROBÉRIA DANTAS MARQUES
DATA: 31/08/2022
LOCAL: LEPESS/CCHLA
TÍTULO: CONDIÇÕES DE TRABALHO PROFISSIONAL NO SUAS EM TEMPOS DA CRISE SOCIOSSANITÁRIA DA COVID-19 NO SERTÃO PARAIBANO: UM ESTUDO NA 13ª REGIÃO GEOADMINISTATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Social; trabalho; SUAS; pandemia;covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: O presente estudo, cujo tema é “Condições de trabalho profissional no SUAS em tempos da crise sociossanitária da covid-19 no sertão paraibano: um estudo na 13ª RGA”, tem como principal objetivo analisar as imbricações existentes entre as condições de trabalho e atuação das assistentes sociais no SUAS, como profissionais que atuam cotidianamente no atendimento das acirradas expressões da questão social agudizadas pela pandemia da covid-19 na 13ª Região Geoadministrativa no Alto Sertão da Paraíba. A relevância desse estudo consiste na busca em compreender: como os espaços de atuação profissional estão sendo ofertados? Em quais condições as/os assistentes sociais que atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) estão exercendo a sua atividade profissional? Quais foram as implicações da covid-19 nesse espaço de ocupação nos municípios que se distanciam dos grandes centros do estado da Paraíba e se localizam no Alto Sertão paraibano na 13ª Região Geoadministrativa?Por outro lado, observa-se a ausência de estudosdirecionados aos funcionários do SUAS,e que são de peculiar importância para se compreender a dinâmica do ambiente de trabalho neste local. O recorte teórico, metodológico, materialista, histórico e dialético se processa neste trabalho em torno das seguintes categorias de análise: trabalho, atuação profissional e condições laborais a partir das relações de trabalho estabelecidas na ação cotidiana inseridas no contexto de flexibilização e precarização do trabalho.Partindo dessa abordagem, utilizou-se como caminho investigativo referenciais bibliográficos e documental, com metodologia de caráter quanti-qualitativo durante a coleta, e análise dos dados com aplicação de questionário semiestruturado e grupo focal junto as/aos assistentes sociais que atuam no SUAS nos municípios da 13ª RGA da Paraíba. A partir da análise dos dados coletados é possível inferir que a pandemia da covid-19 aprofundou a precarização que há anos vem sendo vivenciada pelas/os assistentes sociais do SUAS que atuam no alto sertão paraibano.Podemos considerar, assim, que houve alguns agravantes, como sentimento de medo e adoecimento, conforme fora verbalizado durante diálogo estabelecido no grupo focal, momento ímpar dessa investigação. Urge, portanto, a necessidade de reagir e compreender que é possível ir além. Por outro lado, é de peculiar importância mobilizar a categoria e a todos na luta pela manutenção da democracia, a fim de que possamos, num futuro bem próximo, garantir a existência e a permanência do SUAS, melhorando sua estrutura e as condições de trabalho para todos que atuam junto às famílias e indivíduos que, por sua vez, vivenciam os difíceis tempos de barbárie.
Presidente - 1147953 - EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARIANGELA BELFIORE WANDERLEY