PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KAROLINY DEDICE PEREIRA ALVES

DISCENTE: KAROLINY DEDICE PEREIRA ALVES
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Google Meet,
TÍTULO: FEMINICÍDIO E PANDEMIA DA COVID-19 NA PARAÍBA, BRASIL
PALAVRAS-CHAVES: Feminicídio, Gênero, Violência, Pandemia e Proteção social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Saúde
RESUMO: Esta dissertação intitulada – “FEMINICÍDIO E PANDEMIA DA COVID-19 NA PARAÍBA, BRASIL”, vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, da Universidade Federal da Paraíba, através da Linha de pesquisa – Estado, Direitos Sociais e Proteção Social. Objetiva analisar às relações entre o Feminicídio, a violência de gênero e a pandemia da Covid-19, a partir da configuração da Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) do Feminicídio no estado da Paraíba (2019-2021). A relevância do estudo dá-se pela expressão da questão social da violência de gênero na formação sociocultural brasileira, com raízes no patriarcado que se produziu e se reproduz nas sociedades contemporâneas, de modo estrutural e transversal através de uma diversidade de violações de direitos com múltiplas expressões desiguais e distintas – gênero, raça, renda etc. Compreende-se que o contexto da crise socio sanitária e humanitária exacerbou e impactou, de modo especial, à questão do feminicídio. Nessa perspectiva, o estudo em voga assim como seu caminho investigativo ganha relevância e visibilidade sociopolítica e acadêmica, através da complexidade das sobre a configuração e o papel de uma CPI do Feminicídio no âmbito do Poder Legislativo Estadual (PB). Tendo em vista o Marco regulatório da Lei do Feminicídio (13.104/2015) que provocou demandas tanto em relação ao atendimento e oferta de políticas públicas intersetoriais de proteção social ao enfrentamento à violência contra mulher, como também elucida um fato novo no âmbito do poder legislativo estaduais, com a formação de CPIs. Assim a escolha da CPI tornou-se um espaço relevante e inovador para análise do estudo do papel e de suas repercussões na rede de serviços e nas políticas públicas de proteção social às mulheres vítimas de violência – no âmbito do executivo e do poder judiciário. Em termos do desenho metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa com dados e fontes secundárias, definidas a partir de processos, técnicas e instrumentos: i) uma primeira etapa de revisão bibliográfica e levantamentos de dados por se tratar de um estudo em sua expressão atual; ii) para coleta e análise documental utilizamos a ferramenta metodológica – a História do Tempo Presente (HTP), a partir Pesquisa Documental, elucidada a partir das seguintes fontes secundárias: Relatório Final; E-book ; Outros resultantes da CPI Comissão Parlamentar Inquérito (CPI) do Feminicídio no estado da Paraíba (2019-2021). Espera-se assim, elucidar indicadores para compreensão desta problemática da violência doméstica, considerando de modo especial o aumento do feminicídio e de outras violações de direito contra à mulher no contexto da pandemia e de suas repercussões e impactos na sociedade.
Presidente - 338385 - MARINALVA DE SOUSA CONSERVA
Interno - 1230277 - GISELE CAROLINE RIBEIRO ANSELMO