PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TULHIO CEZIDIO SERRANO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TULHIO CEZIDIO SERRANO DA SILVA
DATA: 30/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do NEEPS-UFPB
TÍTULO: O PROGRAMA GIRA MUNDO: A MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERNACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Mobilidade Estudantil. Políticas Públicas. Programa Gira Mundo. Internacionalização. Educação
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO: O presente estudo apresenta uma análise acerca do Programa de Intercâmbio Internacional Gira Mundo criado em 2015 pelo Governo do Estado da Paraíba e executado por meio da Secretaria de Estado da Educação através da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil , a pesquisa consiste em diagnosticar o perfil dos usuários desta política de mobilidade estudantil nos diversos territórios do estado, identificar os seus impactos e verificar as transformações no processo de ensino e aprendizagem ocorridas no período entre 2016 a 2019 de funcionamento deste programa. A construção teórica e metodológica deste trabalho parte do caminho de pensar a mobilidade estudantil internacional com aporte teórico de Teichler (2004 , 2009), Aguiar (2017) , Prado (2000, 2002) , visando refletir o pioneirismo do programa no estado da Paraíba , sendo uma pesquisa de campo , de natureza qualitativa, utilizando o método de grupo focal com estudantes intercambistas de diversos territórios do estado, segundo (Veiga&Gondim2001) a técnica de grupos focais pode ser caracterizada também como um recurso para compreender o processo de construção das percepções, atitudes e representações sociais de grupos humanos , o olhar sobre as experiências vivenciadas pelos estudantes da rede pública estadual da Paraíba norteiam a aplicabilidade do estudo, trazendo respostas ao questionamento da pesquisa quanto aos impactos socioculturais e educacionais ocorridos durante a execução do programa, Teichler (2009) diz que é esperado que a internacionalização sirva para a compreensão mútua, para o aprimoramento da qualidade, para uma vida cultural mais rica (em nível de experiência individual), para o aumento da qualidade acadêmica, da inovação tecnológica, e, em última instância, para o crescimento econômico e promoção do bem-estar social. O estudo do papel da política de mobilidade estudantil na educação deve considerar metas de planejamento que evocam a emergente necessidade da compreensão dos fenômenos da experiência humana que se manifestam nos processos educacionais, tendo em vista as potencialidades e fragilidades da garantia do acesso, oferta, oportunidades e qualidade do ensino nas especificidades que existe na fase geracional onde permeia o contexto social compreendido pela Juventude parcela importante da população do território e que deve ser considerada como parte estratégica na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento social do estado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3192174 - ANTONIA PICORNELL LUCAS
Presidente - 1147953 - EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES