PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: TULHIO CEZIDIO SERRANO DA SILVA
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TULHIO CEZIDIO SERRANO DA SILVA
DATA: 30/10/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do NEEPS-UFPB
TÍTULO: O PROGRAMA GIRA MUNDO: A MOBILIDADE ESTUDANTIL INTERNACIONAL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL NO ESTADO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Mobilidade Estudantil. Políticas Públicas. Programa Gira Mundo.
Internacionalização. Educação
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
RESUMO: O presente estudo apresenta uma análise acerca do Programa de Intercâmbio
Internacional Gira Mundo criado em 2015 pelo Governo do Estado da
Paraíba e executado por meio da Secretaria de Estado da Educação através
da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil , a pesquisa consiste
em diagnosticar o perfil dos usuários desta política de mobilidade estudantil
nos diversos territórios do estado, identificar os seus impactos e verificar as
transformações no processo de ensino e aprendizagem ocorridas no período
entre 2016 a 2019 de funcionamento deste programa. A construção teórica
e metodológica deste trabalho parte do caminho de pensar a mobilidade
estudantil internacional com aporte teórico de Teichler (2004 , 2009), Aguiar
(2017) , Prado (2000, 2002) , visando refletir o pioneirismo do programa no
estado da Paraíba , sendo uma pesquisa de campo , de natureza qualitativa,
utilizando o método de grupo focal com estudantes intercambistas de
diversos territórios do estado, segundo (Veiga&Gondim2001) a técnica de
grupos focais pode ser caracterizada também como um recurso para
compreender o processo de construção das percepções, atitudes e
representações sociais de grupos humanos , o olhar sobre as experiências
vivenciadas pelos estudantes da rede pública estadual da Paraíba norteiam a
aplicabilidade do estudo, trazendo respostas ao questionamento da pesquisa
quanto aos impactos socioculturais e educacionais ocorridos durante a
execução do programa, Teichler (2009) diz que é esperado que a
internacionalização sirva para a compreensão mútua, para o aprimoramento
da qualidade, para uma vida cultural mais rica (em nível de experiência
individual), para o aumento da qualidade acadêmica, da inovação
tecnológica, e, em última instância, para o crescimento econômico e
promoção do bem-estar social. O estudo do papel da política de mobilidade
estudantil na educação deve considerar metas de planejamento que evocam
a emergente necessidade da compreensão dos fenômenos da experiência
humana que se manifestam nos processos educacionais, tendo em vista as potencialidades e fragilidades da garantia do acesso, oferta, oportunidades e
qualidade do ensino nas especificidades que existe na fase geracional onde
permeia o contexto social compreendido pela Juventude parcela importante
da população do território e que deve ser considerada como parte estratégica
na implementação de políticas públicas para o desenvolvimento social do
estado.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3192174 - ANTONIA PICORNELL LUCAS
Presidente - 1147953 - EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JANINE MARTA COELHO RODRIGUES