PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: FABRÍCIO FONTES DE SOUZA

DISCENTE: FABRÍCIO FONTES DE SOUZA
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DA MULHER NEGRA NA TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO NA UFPB DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Precarização do trabalho. Mulheres negras. Pandemia de Covid-19.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social do Trabalho
RESUMO: A precarização do trabalho das mulheres negras na pandemia de Covid-19 é o tema central desta dissertação. A análise sobre o tema investigado manifesta-se a partir das perspectivas das trabalhadoras na terceirização de serviços, durante as atividades laborais executadas na Universidade Federal da Paraíba, sob o lapso temporal entre os anos de 2020 a 2021. O presente estudo de caso propôs desvelar os impactos experienciados no trabalho por um grupo de mulheres negras no contexto de pandemia. A pesquisa contextualiza o mundo do trabalho, abordando a terceirização de serviços, a superexploração da trabalhadora e a gestão da morte, acentuados pela crise da Covid-19, destacando as implicações das questões étnico-raciais e de gênero.  Para isso, buscou-se apontar a atuação político-administrativa da instituição pública, que esteve sob a gestão intervencionista alinhada ao governo Bolsonaro, em relação aos critérios de biossegurança do trabalho no combate ao coronavírus para esse público. Além disso, a pesquisa discute a relação entre a precarização do trabalho e a necropolítica, onde o Estado lida seletivamente com a vida e a morte da população. Esta pesquisa tem como percurso ontológico o materialismo histórico-dialético de Karl Marx. A revisão teórica orienta-se pelas concepções de autores relacionados às metamorfoses no mundo do trabalho, que oportunizam a discussão de como, particularmente, as questões de gênero, os atravessamentos identitários e experiências dos corpos negros femininos impactam a vida das trabalhadoras na estrutura de poder capitalista. O caráter teórico-metodológico dispôs da abordagem exploratória qualitativa, contando com a técnica de observação direta intensiva e utilizando entrevistas semiestruturadas aplicadas no ambiente de trabalho das interlocutoras, no campus I da UFPB. Como ferramenta secundária, utilizamos a pesquisa documental com o levantamento de arquivos públicos e notícias veiculadas pela mídia acerca do tema. A análise das informações coletadas é realizada pelo método de pesquisa social através da abordagem da análise de conteúdo temática de Minayo. Como resultado, confirmou-se que terceirização de serviços no setor público durante a pandemia da Covid-19 potencializou a precarização do trabalho feminino, especialmente das mulheres negras. Tais impactos sofridos pelas trabalhadoras tem origem na desorganização, insalubridade e difíceis condições de trabalho. A Política de Gestão Institucional da Universidade Federal da Paraiba promoveu a normalização da morte, sobretudo das trabalhadoras da terceirização.
Interno - 1147953 - EMANUEL LUIZ PEREIRA DA SILVA
Presidente - 6336645 - JALDES REIS DE MENESES