PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: DEISY ALMEIDA ARAUJO SANDES

DISCENTE: DEISY ALMEIDA ARAUJO SANDES
DATA: 30/10/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: O SERVIÇO SOCIAL NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS): DESAFIOS E PRÁTICAS SOB O CONTEXTO DO NOVO CORONAVÍRUS NO MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO – BA
PALAVRAS-CHAVES: Exercício profissional; Pandemia; Covid-19; Serviço Social.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Saúde
RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo (a) assistente social durante a pandemia da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Paulo Afonso – BA, evidenciando os desafios enfrentados nesse período. Como propósitos específicos destacaram-se: identificar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais na pandemia; conhecer os impactos da pandemia no trabalho dos assistentes sociais na saúde; demonstrar a importância do trabalho dos (as) assistentes sociais na saúde pública, com ênfase na sua atuação durante a pandemia da Covid-19 no município de Paulo Afonso-BA. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos utilizados, o estudo foi direcionado pelo método dialético, fazendo uso da revisão bibliográfica e documental, para compor a base teórica e um estudo de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 09 assistentes sociais que trabalham nas unidades de saúde públicas do município de Paulo Afonso/BA, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas do Google forms. A análise dos dados obtidos com as respostas abertas foi realizada através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que esses profissionais enfrentaram obstáculos relacionados à escassez de recursos, sobrecarga de trabalho e, em alguns casos, a falta de equipamentos de proteção individual adequados. Também enfrentaram desafios emocionais, pois estavam na linha de frente do combate à pandemia, lidando com situações de sofrimento e perda. Observamos que a pandemia teve um impacto significativo nas atividades desses profissionais, exigindo adaptações e mudanças na forma como prestavam assistência aos usuários. Outro aspecto relevante foi à dimensão ética do trabalho dos assistentes sociais durante a pandemia. Eles estiveram na linha de frente não apenas como prestadores de serviços, mas também como defensores dos direitos e da dignidade dos usuários do SUS. Nossos resultados reforçam a relevância desses profissionais no contexto da saúde, O presente trabalho teve por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelo (a) assistente social durante a pandemia da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Paulo Afonso – BA, evidenciando os desafios enfrentados nesse período. Como propósitos específicos destacaram-se: identificar os desafios enfrentados pelos assistentes sociais na pandemia; conhecer os impactos da pandemia no trabalho dos assistentes sociais na saúde; demonstrar a importância do trabalho dos (as) assistentes sociais na saúde pública, com ênfase na sua atuação durante a pandemia da Covid-19 no município de Paulo Afonso-BA. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos utilizados, o estudo foi direcionado pelo método dialético, fazendo uso da revisão bibliográfica e documental, para compor a base teórica e um estudo de campo. A pesquisa de campo foi realizada com 09 assistentes sociais que trabalham nas unidades de saúde públicas do município de Paulo Afonso/BA, por meio de um questionário com questões abertas e fechadas do Google forms. A análise dos dados obtidos com as respostas abertas foi realizada através da análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados revelaram que esses profissionais enfrentaram obstáculos relacionados à escassez de recursos, sobrecarga de trabalho e, em alguns casos, a falta de equipamentos de proteção individual adequados. Também enfrentaram desafios emocionais, pois estavam na linha de frente do combate à pandemia, lidando com situações de sofrimento e perda. Observamos que a pandemia teve um impacto significativo nas atividades desses profissionais, exigindo adaptações e mudanças na forma como prestavam assistência aos usuários. Outro aspecto relevante foi à dimensão ética do trabalho dos assistentes sociais durante a pandemia. Eles estiveram na linha de frente não apenas como prestadores de serviços, mas também como defensores dos direitos e da dignidade dos usuários do SUS. Nossos resultados reforçam a relevância desses profissionais no contexto da saúde, destacando seu comprometimento ético.
Interno - 3440915 - DANIELLE VIANA LUGO PEREIRA
Externo ao Programa - 337981 - PATRICIA BARRETO CAVALCANTI