PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL (PPGSS)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MERCIA ROCHA CRUZ

DISCENTE: MERCIA ROCHA CRUZ
DATA: 29/02/2024
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: AUXÍLIO EMERGENCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO GOVERNO FEDERAL INSTITUTO DA PARAÍBA (IFPB): uma alternativa ao ensino na pandemia da COVID-19?".
PALAVRAS-CHAVES: Assistência Estudantil; COVID-19; Inclusão digital.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social
SUBÁREA: Serviço Social Aplicado
ESPECIALIDADE: Serviço Social da Saúde
RESUMO: O presente trabalho intitulado "AUXÍLIO EMERGENCIAL DE INCLUSÃO DIGITAL POR MEIO DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO GOVERNO FEDERAL INSTITUTO DA PARAÍBA (IFPB): uma alternativa ao ensino na pandemia da COVID-19?", vem do projeto de pesquisa desenvolvido durante o mestrado em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba, realizado entre os anos de 2021 e 2024. Este estudo buscou compreender como a assistência à inclusão digital foi implementada em caráter emergencial no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa, a partir do cenário pandêmico de 2020. A análise foi desenvolvida durante o processo de investigação em uma interação entre o referencial teórico utilizado e os dados coletados, tendo como critério de interpretação o Materialismo Histórico-dialético, considerando que este analisa o objeto de investigação, a partir de seu movimento e de suas abordagens à dinâmica da realidade social. Como estratégia metodológica, este estudo insere-se no âmbito da abordagem qualitativa e quantitativa e da pesquisa exploratória. Para a coleta e análise dos dados, foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e documental, que se baseiam na investigação de produções científicas sobre o tema, além da realização de levantamento de editais, regulamentos institucionais e outros materiais de mídia publicados nos canais oficiais de comunicação do campus entre os anos de 2020 e 2023. Dessa forma, foi possível identificar o processo de implementação e desenvolvimento da inclusão digital como política pública no âmbito do PNAES no âmbito do IFPB após a pandemia da COVID-19. Destacam-se também as mudanças trazidas no Programa de Assistência Estudantil do IFPB, campus João Pessoa, após a implementação do auxílio emergencial para inclusão digital no contexto pandêmico (2020/2021). Transformações que indicaram a relevância da inclusão digital para viabilizar o acesso ao ensino remoto no contexto da pandemia.
Presidente - 1024897 - MARIA DE FATIMA LEITE GOMES
Interno - 338368 - MARIA DE LOURDES SOARES