PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: Rafaela de Melo Araújo Moura

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: Rafaela de Melo Araújo Moura
DATA: 29/03/2019
LOCAL: GEPFAE
TÍTULO: VALIDAÇÃO DA NOMENCLATURA DE DIAGNÓSTICOS, RESULTADOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PACIENTES HOSPITALIZADOS NA CLÍNICA MÉDICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Processo de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem; Estudos de Validação; Terminologia Padronizada em Enfermagem.
RESUMO: Introdução: Corrobora-se a validação da Nomenclatura da Clínica Médica com a CIPE® como um instrumento tecnológico de grande relevância para a prática profissional. O processo de validação ocorrerá no sentido de tornar os conceitos cada vez mais aperfeiçoados e seguros para a prática de enfermagem, de forma que o entendimento e a sua utilização ocorram de maneira universal, além de adaptar-se à realidade do paciente, suscitando um conhecimento ativo e necessário para o dia-a-dia do profissional. Objetivo: Realizar a validação de conteúdo e clínica da Nomenclatura de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para pacientes hospitalizados na Clínica Médica do HULW/UFPB. Método: Trata-se de um estudo metodológico com abordagem integrada quantitativa e qualitativa, em que foi realizada a validação de conteúdo e validação clínica dos conceitos de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para a clínica médica de um hospital escola. Esta pesquisa foi submetida à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa do HULW, recebendo o CAAE 82605418.4.0000.5183. Resultados: Os 97 conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem da nomenclatura para a clínica médica foram mapeados com os conceitos da CIPE® Versão 2017, obtendo-se 69 conceitos constantes e 28 conceitos não constantes, em seguida, foi realizada a validação de conteúdo das definições operacionais dos conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem por 37 profissionais, obtendo-se 94 validadas e três não validadas. Na validação clínica, foram realizados vinte estudos de caso com pacientes hospitalizados durante o período de setembro a dezembro de 2018. Foram elencados 366 diagnósticos de enfermagem para os vinte estudos de caso, distribuídos em 94 conceitos de diagnósticos/resultados de enfermagem. Foram elencadas 1.775 intervenções de enfermagem para os vinte estudos de caso, quando retiradas as repetições restaram 431 intervenções de enfermagem, perfazendo uma média de 4,6 intervenções por conceito de diagnóstico/resultado de enfermagem. Conclusão: A validação de conteúdo e clínica operacionalizam e aperfeiçoam a Nomenclatura, atualizando seu conteúdo e promovendo à prática da clínica médica uma ferramenta facilitadora para aplicação do processo de enfermagem e, principalmente, um instrumento que valoriza a Enfermagem enquanto ciência do cuidar.
Externo à Instituição - FABIOLA DE ARAUJO LEITE MEDEIROS
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA