PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: JÉSSICA BARRETO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA BARRETO PEREIRA
DATA: 27/03/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de projetos do DESC
TÍTULO: O IMPACTO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM CÂNCER EM CUIDADO PALIATIVO: um estudo à luz da Teoria Adaptativa de Sister Callista Roy
PALAVRAS-CHAVES: Teoria de Enfermagem; Pediatria; Jogos e Brinquedos; Neoplasia.
PÁGINAS: 120
RESUMO: Introdução: O câncer infantil é uma doença que requer longos períodos de hospitalização que podem influenciar no desenvolvimento infantil, acarretando traumas biopsicossociais. A equipe de enfermagem torna-se um suporte de apoio para as crianças e familiares, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Assim sendo, é fundamental para aplicação do cuidado paliativo na rotina de crianças que dela necessitam, uma vez que proporciona práticas flexíveis e dinâmicas, de forma a facilitar a adaptação ao ambiente hospitalar. A Teoria de Enfermagem de Sister Callista Roy, busca estudar a adaptação do individuo, onde cada ser apresenta uma abordagem holística de adaptação. Objetivo: Analisar o impacto de atividade lúdica à criança com câncer, sob cuidado paliativo, no contexto hospitalar, a partir do Processo de Enfermagem, à luz da Teoria adaptativa de Sister Callister Roy. Método: Trata-se de um estudo descritivo, observacional e de intervenção, de natureza qualitativa, consubstanciada na Teoria Adaptativa proposta por Sister Callista Roy (1977) e norteada pelo Processo de Enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida no Município de João Pessoa– PB, em uma instituição hospitalar de saúde de referência ao diagnostico e tratamento do câncer infantil. Os participantes do estudo foram pacientes com idade entre 6 e 12 anos, com diagnóstico de câncer e que estevam recebendo assistência do referido serviço. Ressalte-se que o número total de participantes foi de 10 crianças diante dos critérios de saturação. O material empírico obtido foi analisado qualitativamente à luz da Teoria da Adaptação de Sister Callista Roy e da literatura pertinente para o estudo proposto. Resultados: Os dados foram observados e transcritos, comprovando que o impacto que a terapia lúdica exerce nas crianças é positivo, alcançando os resultados esperados individuais e traçados no objetivo em relação aos quatro modos adaptativos Sister Callista Roy. Além disso, a análise ocorreu mediante a categorização dos temas que emergirem das falas dos entrevistados, justificando-se por sua pertinência à análise do material produzido.Conclusão: a atividade lúdica apresenta um impacto positivo e essencial na adaptação da criança com câncer, sob cuidado paliativo, no contexto hospitalar, à luz da Teoria de Sister Callista Roy.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2136548 - JAEL RÚBIA FIGUEIREDO DE SÁ FRANÇA
Externo ao Programa - 334073 - MARIA DE FATIMA DE OLIVEIRA COUTINHO SILVA
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE