PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KELY CRISTINA CARNEIRO DE AZEVEDO

DISCENTE: KELY CRISTINA CARNEIRO DE AZEVEDO
DATA: 26/04/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Síndrome de Burnout em Enfermeiros e Médicos de Unidades de Terapia Intensiva Neonatal
PALAVRAS-CHAVES: Burnout, Médicos, Enfermeiros, Unidades de Terapia Intensiva.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: A Sindrome de Burnout caracteriza-se como um processo de resposta a sobrecarga proveniente do ambiente ocupacional, resultando no esgotamento do trabalhador. A deterioracao da relacao fundamental que a pessoa tem com o seu trabalho, afeta negativamente o desempenho laboral, de forma a oferecer risco para sua saude. Objetivos: Tracar o perfil profissional dos enfermeiros e medicos atuantes em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal de Instituicoes hospitalares/maternidades publicas; avaliar a predisposicao a Sindrome de Burnout nesses profissionais e identificar a correlacao dos dados da Sindrome de Burnout com o perfil sociodemografico e profissional. O Projeto de Pesquisa foi submetido ao Comite de Etica em Pesquisa do Hospital Universitario Lauro Wanderley da UFPB, do qual recebeu certidao de aprovacao, com registro CAAE: 79071417.7.0000.5183. Metodo: Estudo exploratorio-descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com enfermeiros e medicos que trabalham em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal de instituicoes hospitalares e maternidades publicas, localizadas em Joao Pessoa-PB. Coleta de dados sociodemograficos foi realizada atraves de um questionario estruturado e do Cuestionario para la Evaluacion del Sindrome de Quemarse por el Trabajo (CESQT) e analisados estatisticamente. Resultados: Participaram do estudo 86 profissionais, sendo 47 medicos e 39 enfermeiros com maior destaque para o sexo feminino, casados e com filhos, predominando a faixa etaria de 31 a 40 anos. Os resultados mostraram a prevalencia do nivel medio para a predisposicao a Sindrome de Burnout, destes, 17,4% se enquadram ao perfil 2 da sindrome. A variavel que apresentou a correlacao mais significativa em relacao ao burnout foi o tempo de formacao profissional Conclusao: a prevalencia encontrada quanto ao percentil medio e preocupante e necessita de atencao, pois e indicativo que o profissional esta em risco de desenvolver a sindrome, necessitando assim, de intervencao.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Presidente - 1126097 - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA