PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SAMILLA GONCALVES DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMILLA GONCALVES DE MOURA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala - PPGENF
TÍTULO: Representações Sociais de idosos sobre o álcool e outras drogas.
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Enfermagem; Álcool; Drogas; Representações Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introducao: o consumo do alcool e outras drogas e preocupacao em saude publica para todas as faixas etarias, porem um fenomeno que carece de mais investigacoes na populacao idosa. Objetivo: conhecer as representacoes sociais de idosos sobre alcool e outras drogas. Metodo: estudo exploratorio, qualitativo, subsidiado no aporte teorico da Teoria das Representacoes Sociais, aprovado pelo Comite de Etica, sob o parecer nº 2.190.153, CAAE nº 67103917.6.0000.5188, atendendo aos preceitos eticos da Resolucao 466/2012. Foi desenvolvido com 200 idosos, no municipio de Joao Pessoa/PB, nos seguintes locais: Centro de Atencao Integral a Saude do Idoso (CAISI), Centro de Referencia da Cidadania de Mangabeira Otaviano Coutinho, Unidade de Saude da Familia Cidade Verde e nas Instituicoes de Longa Permanencia de Idosos (ILPI) - Lar da Providencia Carneiro da Cunha, Vila Vicentina Julia Freire e Associacao Promocional do Anciao Dr. Joao Meira de Menezes (ASPAN), alem disso, na Associacao Metropolitana de Erradicacao da Mendicancia (AMEM), no municipio de Cabedelo/PB. Apos assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), os idosos participaram de entrevistas e responderam aos instrumentos, sao eles: um questionario com perguntas abertas, o Teste de Associacao Livre de Palavras (TALP), o Short Michigan Alcoholism Screening Test Geriatric (SMAST-G) e um formulario contendo informacoes sociodemograficas. Alem do perfil dos sujeitos, as respostas correspondentes ao SMAST-G foram convertidas para o pacote estatistico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os dados obtidos do TALP foram processados pelo software Tri-Deux-Mots, por meio da analise fatorial de correspondencia e confrontados com a literatura pertinente. Resultados: os participantes do estudo tinham em media 70 anos de idade, ou seja, idosos longevos. Grande parte, do sexo feminino (72,5%), declararam-se pardos (42% ); viuvos (31%), tiveram ate 05 filhos (84%); sabiam ler e escrever (79%) e quase metade, 48,5% frequentaram a escola por mais de 6 anos; eram aposentados (83,5%), recebiam entre 1 a 2 salarios minimos (84%). Em sua maioria, 69,5 %, utilizam os servicos da rede do Sistema Unico de Saude (SUS). Em se tratando dos idosos residentes em alguma das quatro Instituicoes de Longa Permanencia (ILPI) visitadas no estudo, (72%) residiam ha menos de 5 anos; apesar de receberem visita dos familiares (73%), menos da metade (42%) recebe visita semanal da familia. Os resultados obtidos da analise lexica associativa para as questoes abertas sobre o que o uso de alcool e outras drogas representa para o idoso (a), o corpus com 200 entrevistas apresentou 5650 ocorrencias e um aproveitamento de 92,89% do banco de dados. O significado de alcool e outras drogas ancorou-se no abuso de substancias e na atitude negativa do idoso frente ao uso, os entrevistados representam as drogas a partir de seus danos, prejuizos ao individuo, familia e sociedade. Atraves da analise, as seguintes categorias emergiram: 1. Violencia associada as drogas; 2. Consequencias da droga; 3. Motivacao para o uso de drogas; 4. Drogas e exclusao social. Consideracoes: constatou-se que o uso de substancias licitas ou ilicitas representam algo nocivo para o individuo, familia e coletividade, em algumas vertentes. Os efeitos fisicos de prejuizo a saude; dependencia e destruicao no terreno psicologico; e, principalmente, os efeitos morais e sociais, como os conflitos e desarmonia das relacoes familiares e, na esfera social, os acidentes e violencia. Alem disso, contribuem para o crescimento dos gastos com o tratamento medico, elevam os indices de acidente de transito, de violencia urbana e de mortes prematuras e trazem enorme repercussao social e economica para a sociedade contemporanea. A rede de atencao a saude deve ser preparada para receber o idoso em situacao de risco de uso de alcool e outras drogas, dando suporte a grande parte desse publico usuario do SUS.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA