PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JANISLEI SOARES DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANISLEI SOARES DANTAS
DATA: 13/02/2020
LOCAL: Auditório do DENC
TÍTULO: Avaliação da qualidade de vida relacionada à saúde de pessoas com feridas crônicas
PALAVRAS-CHAVES: qualidade de vida relacionada à saúde; feridas crônicas; resultados relatados pelo paciente
RESUMO: RESUMO: Introdução: Pessoas com feridas crônicas enfrentam mudanças funcionais e psicológicas com repercussões importantes na qualidade de vida. Com isso, avaliar a QVRS desse grupo de pessoas é um parâmetro relevante para compreender o impacto do agravo sob a perspectiva do paciente, seus resultados permitem avaliar a eficácia das medidas terapêuticas empregadas, facilitam a comunicação profissional-paciente, favorecendo a um melhor manejo da doença, com um atendimento mais centrado na pessoa. Objetivo: Avaliar a QVRS e sua associação com aspectos clínicos de pessoas com ferida crônica. Método: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizada junho a setembro de 2019, em um hospital universitário do município de João Pessoa/PB. A amostra foi de 85 participantes, calculada pelo método de amostragem aleatória simples. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um formulário sociodemográfico e clínico; um instrumento específico para avaliação de QVRS em pessoas com feridas, o Cardiff Wound Impact Schedule (CWIS)-versão brasileira e um instrumento genérico de QVRS, o Medical Outcomes Short-Form Health Survey (SF-36). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley sob Parecer de nº: 3.260.011, CAAE: 10689519.4.0000.5183. Os dados foram tabulados em planilhas eletrônicas, em dupla entrada e convertidos para o programa estatístico R. Analisou-se as características sociodemográficas e clínicas por meio de estatísticas descritivas, frequência, média e desvio padrão e para as correlações foram utilizados os testes de hipóteses de Teste t de Student, de Teste U de Mann-Whitney, de Kruskal-Wallis e de Kolmogorov-Smirnov.
Externo à Instituição - GLENDA AGRA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA