PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA FELIX SERAFIM VERAS
DATA: 14/02/2020
LOCAL: sala de aula do PPGENF
TÍTULO: Processo de design de serious game sobre prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas: definição de conteúdo
PALAVRAS-CHAVES: Acidentes por quedas, Segurança do paciente, Jogos de vídeo, Hospitalização.
RESUMO: Introdução: As pessoas idosas hospitalizadas apresentam risco elevado para quedas devido a ação sinérgica de elementos intrínsecos e extrínsecos. Portanto, o desenvolvimento de estratégias educativas para prevenção de quedas associadas a recursos tecnológicos com propósito pedagógico específico, como serious games, tem o potencial de beneficiar estes indivíduos na preservação de sua segurança enquanto estão hospitalizadas. Objetivo: Determinar o conteúdo específico do design de um serious game sobre prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas. Método: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre vídeogames para prevenção de quedas a fim de apreender em estudos anteriores os usos dos vídeogames sobre esse tema. Em seguida foram realizadas oficinas de trabalho por meio da técnica de grupo focal com enfermeiros assistenciais de unidades clínicas e do Núcleo de Vigilância e Segurança do Paciente, pacientes idosos e acompanhantes pessoas idosas de um Hospital Público de Ensino, localizado no estado da Paraíba no período de junho a outubro de 2019. Os relatórios das sessões e os áudios transcritos foram analisados e os elementos considerados pelo grupo como interveniente na ocorrência de quedas em pessoas idosas hospitalizadas embasou a construção de Mapas Conceituais. Estudo aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa sob parecer 2.958.750 e CAAE: 99957018.4.0000.5183. Resultados: A revisão integrativa da literatura envolveu 25 estudos e estes tratavam de vídeo games voltados em sua maioria para pessoas idosas em ambiente domiciliar, os quais a prevenção de quedas se dava pela execução de exercícios para melhor desempenho físico e equilíbrio corporal. As oficinas de trabalho ocorrem com a participação de 15 enfermeiros, 09 pacientes e 11 acompanhantes. Cada oficina de trabalho permitiu a construção de Mapas Conceituais específicos e interseção entre esses mapas permitiu a identificação de elementos-chave intrínsecos e extrínsecos como determinantes de quedas em pessoas idosas hospitalizadas. A identificação dos elementos presentes nos Mapas Conceituais dos três grupos de participantes permitiram a determinação do Conteúdo específico do design do serious game. Conclusão: A construção compartilhada do conteúdo específico a ser contemplado no design de um serious games tem o potencial de subsidiar a educação em saúde na abordagem à prevenção de quedas por apresentar uma abordagem específica sobre o tema baseada na realidade daqueles que estão envolvidos no cuidado e na prevenção de acidentes em pessoas idosas hospitalizadas.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA