PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ANNA TEREZA ALVES GUEDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA TEREZA ALVES GUEDES
DATA: 02/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: sala de aula do PPGENF
TÍTULO: Continuidade da estimulação do desenvolvimento de Crianças com Síndrome Congênita do Zika: olhar de cuidadores e profissionais
PALAVRAS-CHAVES: Saúde da criança; Zika Vírus; Crianças; Deficiências do desenvolvimento; Relações Profissional-Família.
PÁGINAS: 90
RESUMO: Introdução: A continuidade da estimulação do desenvolvimento ocorre mediante a comunicação dos profissionais, usuário e família, visando alcançar objetivos de forma compartilhada, assegurando, assim, resultados eficazes no desenvolvimento das crianças com a Síndrome Congênita do Zika, como também, melhor qualidade de vida destas. Objetivo: Analisar a continuidade da estimulação do desenvolvimento de crianças com a Síndrome Congênita do Zika, como também, apreender a percepção acerca do desenvolvimento dessas crianças, a partir do olhar de cuidadores e profissionais dos serviços de reabilitação. Percurso metodológico: Pesquisa descritiva-exploratória com sustentação teórica no Interacionismo Simbólico, realizada com 12 profissionais em três instituições públicas de João Pessoa – PB e com sete cuidadores de crianças com Síndrome Congênita do Zika. A coleta de dados ocorreu de agosto a novembro de 2019, através de entrevista em profundidade com os profissionais e grupo focal com os cuidadores. O material empírico foi analisado sob a técnica de Análise Temática Indutiva. Em atendimento às observâncias éticas, o projeto foi apreciado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob CAAE de nº. 17008919.9.0000.5188. Resultados: Observou-se que os participantes do estudo consideram que há um severo comprometimento no desenvolvimento neuropsicomotor da criança com a síndrome do Zika. Ademais, existem diversos entraves para alcançar êxito na continuidade da estimulação dessas crianças, relacionados a barreiras organizacionais e dificuldades impostas pela própria condição da criança. No entanto, as práticas integrativas complementares poderão contribuir para a evolução do desenvolvimento das crianças com a síndrome. Considerações finais: Diante das dificuldades enfrentadas para a continuidade da estimulação de crianças com síndrome do Zika, faz-se necessário uma rede de apoio fortalecida, com práticas integrativas complementares e recursos humanos qualificados, a fim de ofertar um cuidado integral a este grupo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1212004 - ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT
Externo ao Programa - 2578808 - JULIANA SOUSA SOARES DE ARAUJO
Interno - 1522688 - NEUSA COLLET