PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA NASCIMENTO DE MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARINA NASCIMENTO DE MORAES
DATA: 30/04/2020
LOCAL: Ambiente Virtual
TÍTULO: MULHERES CUIDADORAS: HISTÓRIAS DE CUIDADO E SOBRECARGA
PALAVRAS-CHAVES: saúde mental; cuidadores; família, criança; adolescentes.
RESUMO: Introdução: Historicamente, o papel de assistir os enfermos assim como cuidar dos filhos é ocupado por mulheres. Mesmo com a sua inserção cada vez maior no mercado de trabalho, observa-se que elas permanecem como principais cuidadoras, relegando, muitas vezes, outros aspectos de sua vida em virtude da demanda de cuidado que lhes é exigida. São difíceis de mensurar os impactos causados na vida dessas cuidadoras pelo ato de cuidar, por isso torna-se evidente que estas precisam ser assistidas nas suas complexidades, contudo a fragmentação dos serviços e práticas clinicas, assim como o foco da assistência direcionada totalmente ao menor, surgem como grandes obstáculos a este cuidado. Desse modo, torna-se evidente a necessidade de se ouvir os relatos quanto a sobrecarga que essas cuidadoras apresentam, para assim poder identificar quais são as causas atreladas a esse estresse e realizar intervenções eficazes, que possam de fato melhorar as suas formas de se relacionar e viver a vida. Objetivo: Conhecer as histórias de sobrecarga vivenciadas por mulheres cuidadoras no processo de cuidar de crianças e adolescentes com transtorno mental. Metodologia: trata-se de um estudo transversal, exploratório, com uma abordagem do tipo mista, sendo constituído por duas fases. Na primeira etapa do estudo (etapa quantitativa), a amostra foi composta por 164 cuidadoras que aceitaram participar, sendo preenchido um questionário sociodemográfico e uma escala que avaliava o nível de sobrecarga apresentado pelas colaboradoras (FBIS-BR). A segunda etapa da pesquisa (etapa qualitativa), foi realizada com 14 colaboradoras, selecionadas a partir dos dados obtidos na etapa anterior, que responderam a uma entrevista semiestruturada, que abordava a temática da sobrecarga. O estudo foi realizado no ambulatório de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Resultados: os dados desta pesquisa evidenciam que a sobrecarga está presente em níveis elevados no cotidiano dessas colaboradoras, estando relacionada a diferentes dimensões e fatores sociodemográficos.
Externo à Instituição - ALYNNE MENDONCA SARAIVA
Interno - 3076637 - ANA MARIA DE ALMEIDA