PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIA MARIA CARTAXO PIRES DE SÁ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉLIA MARIA CARTAXO PIRES DE SÁ
DATA: 28/05/2020
LOCAL: Ambiente Virtual - meet.google.com/axr-dgov-hja
TÍTULO: Saúde e Atendimento: opiniões de usuários idosos das Unidades de Saúde da Família e do Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser.
PALAVRAS-CHAVES: Idosos; Práticas Integrativas e Complementares; Assistência à Saúde; Conhecimento.
RESUMO: Introdução: O envelhecimento crescente tem alterado o perfil da morbimortalidade da população e aumentou o índice de doenças crônicas não transmissíveis, em detrimento das doenças infectocontagiosas antes prevalentes. A diversidade em saúde, pressupõe a pluralidade de ações e intervenções de caráter preventivo ou de promoção à saúde e que devem se constituir em investimentos do governo e das instituições formadoras, com o intuito de se ter um cuidado mais humanizado. Nesse sentido, saber dos idosos sobre o significado de saúde e como é o atendimento para eles, frente a dois cenários de práticas: Unidades de Básicas de Saúde e em um serviço destinado às Práticas Integrativas e Complementares, nos permite conhecer o ponto de vista desses idosos na perspectiva de uma atenção à saúde voltada para a sua realidade, capaz de proporcionar-lhes bem-estar e assim, possa contribuir para uma melhoraria dos serviços tornando-os mais humanizados e acolhedores. Considerando o que pensam os idosos sobre saúde e suas opiniões sobre o atendimento é possível se buscar aprimorar os serviços a partir das lacunas apreendidas a partir da investigação. O uso das práticas integrativas e complementares deve ser estimulado pelo Estado, universidades e profissionais de saúde, como estratégia de promoção, prevenção, manutenção e recuperação da saúde, importante para a população que clama por cuidados e necessita do atendimento público de qualidade. Tal enfoque proporcionaria uma estruturação e fortalecimento da atenção em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PIC) no Sistema Único de Saúde, além de mudanças culturais e comportamentais e na criação de um contexto organizacional favorável ao uso e compartilhamento de informações e conhecimentos. Objetivos: Analisar o que pensam os idosos sobre saúde e atendimento no contexto das Unidades de Saúde da Família e do Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser; comparar as opiniões sobre saúde e atendimento dos idosos atendidos nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Práticas Integrativas e Complementares Equilíbrio do Ser e propor um Programa de Ações de Incentivo para melhoria dos serviços com ênfase no pensamento dos idosos sobre o atendimento e o significado de saúde para melhoria dessa população. Método: Trata-se de um estudo de campo exploratório de abordagem qualitativa, em que se prioriza as falas dos participantes, no contexto dos serviços de saúde. Participaram do estudo 30 idosos de ambos os sexos, que frequentam o Centro de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) Equilíbrio do Ser e Unidades de Saúde da Família (USF) inseridas nos cinco Distritos Sanitários, em João Pessoa-PB, a partir da disponibilidade de integrarem o estudo. Para coleta utilizou-se a Técnica de Grupo Focal realizada em quatro sessões por grupo, utilizando-se o “critério de saturação ou redundância” para definição da amostra centrado em um roteiro-guia subsidiado nos objetivos do estudo, com as seguintes questões: 1) O que é saúde para o(a) Sr(a)? 2) Fale sobre o atendimento em saúde do serviço e 3) Descreva as principais mudanças ocorridas após o atendimento nesses serviços. Participaram da amostra 30 idosos, distribuídos da seguinte maneira: um grupo composto por 15 idosos usuários das Unidades de Saúde da Família, dos cinco distritos e, um outro grupo com 15 idosos usuários do Centro de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, constituindo 2 grupos focais. Os dados apreendidos dos grupos focais foram organizados em dois corpus referentes aos idosos do grupo de usuários das UBS e do CPICS, em seguida elaborou-se um plano geral de análise e tratamento, elaborado especificamente para este estudo, a que foram submetidos os dados, através da técnica da análise de conteúdo temática, tomando-se por base os objetivos propostos nesse estudo, seguindo-se as seguintes etapas operacionais: a) constituição do corpus; b) composição das unidades de análise e de registro; c) procedimentos de análise; d) a categorização e, e) descrição das categorias. A pesquisa obedeceu aos princípios éticos regidos pela Resolução 466/12 e foi realizada com a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, depois de emitido o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética nº 67103917.6.0000.5188.
Interno - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ LUIZ TELLES DE ALMEIDA