PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: EMANUELLE MALZAC FREIRE DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMANUELLE MALZAC FREIRE DE SANTANA
DATA: 26/02/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/kuy-wien-mwh
TÍTULO: CONHECIMENTO E ATITUDE SOBRE O GRAU DE INCAPACIDADE FÍSICA NA HANSENÍASE: ESTUDO DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
PALAVRAS-CHAVES: Hanseníase; Conhecimento; Atitude; Estudo de Validação; Educação em Saúde; Atenção Básica de Saúde.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A hanseníase é uma doença com alto poder incapacitante e para conduzir a avaliação das incapacidades físicas, os profissionais de saúde devem possuir conhecimentos e atitudes adequadas. Objetivos: Construir e testar a validade de conteúdo de instrumento para avaliar o conhecimento e a atitude de profissionais da atenção básica na avaliação do grau de incapacidade física de pacientes com hanseníase; analisar os efeitos de uma intervenção educativa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa sobre o conhecimento e a atitude de profissionais de saúde da atenção básica na avaliação do grau de incapacidade física de pacientes com hanseníase; comparar a adequabilidade do conhecimento e da atitude de profissionais da atenção básica na avaliação do grau de incapacidade física na hanseníase antes e após intervenção educativa e associar as vivências em capacitações e na assistência a pessoas com hanseníase com a adequabilidade dos constructos conhecimento e atitude. Método: Pesquisa multimétodos, que integra o estudo metodólogico para construção e validação do instrumento “Conhecimento e atitude sobre Avaliação do Grau de Incapacidade Física na Hanseníase”, e o estudo de intervenção, com medidas antes e após intevenção educativa com 122 profissionais da atenção básica do município de João Pessoa, Paraíba. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva e inferencial (teste de qui-quadrado de aderência, de proporção, de qui-quadrado de associação e exato de fisher) e estabelecido o nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 10319319.5.0000.5188. Resultados: O instrumento apresentou validade de conteúdo quanto à clareza e à relevância (K = 1,00). Houve aumento dos escores de todos os itens do instrumento após a intervenção educativa, com significância estatística em 20 dos 32 itens (p<0,05) e destaque para capacidade técnica dos profissionaias em conduzir as etapas de anamnese, palpação dos nervos periféricos, avaliação sensitiva e motora (p<0,001). Conclusão: O instrumento apresentou validade de conteúdo excelente e a intervenção educativa à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa aprimorou o conhecimento e a atitude dos profissionais de saúde relacionada à avaliação do grau de incapacidade física de pacientes com hanseníase, alcançando-se a adequabilidade dos construtos após a intervenção para quase a totalidade dos participantes.
Externo à Instituição - ALANA TAMAR OLIVEIRA DE SOUSA
Interno - 1520107 - JORDANA DE ALMEIDA NOGUEIRA