PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: INGRYD KAROLLYNE VILAR FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRYD KAROLLYNE VILAR FERREIRA
DATA: 11/02/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/xfi-ghnr-qrz
TÍTULO: ASSOCIAÇÃO DOS ASPECTOS SOCIODEMOGRÁFICOS E CLÍNICOS COM CAPACIDADE FUNCIONAL, ESTRESSE PERCEBIDO E QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS IDOSAS COM DIABETES MELLITUS.
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Idoso; Diabetes Mellitus; Qualidade de Vida.
RESUMO: Introdução: O envelhecimento populacional é notório em todo o mundo, no Brasil a estimativa de pessoas idosas para 2050 é de 29,6%, ultrapassando a estimativa mundial para este ano que é de 21,3%, concomitante ao envelhecimento há o surgimento de doenças crônicas, como a Diabetes Mellitus. Objetivo: Analisar aspectos sociodemográficos e clínicos com a capacidade funcional, estresse e qualidade de vida de pessoas idosas com Diabetes Mellitus. Método: Estudo quantitativo, de corte transversal, realizado no período de setembro a novembro de 2019, em um município da região Nordeste do Brasil, com 176 pessoas idosas com Diabetes Mellitus. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o Mini Exame do estado Mental, Índice de Barthel, EPS-10 e WHOQOL-OLD. A análise se deu mediante estatística descritiva (frequência absoluta e relativa, medidas de tendência central e dispersão) e inferencial (Teste Qui- Quadrado de Pearson, Teste exato de FISHER, Teste de Correlação de Spearman e Teste t de Student). CAAE 18470719.7.0000.5183. Resultados: Prevalecem idosos do sexo feminino, com idade mais avançada, estão em um relacionamento, residem com o companheiro, são aposentados e com renda entre 1 e 3 salários. Esse perfil convém entre os idosos com dependência funcional, maior estresse percebido e baixa qualidade de vida. Observou-se também que a maior capacidade de realizar as atividades cotidianas está presente entre os idosos com altos escores de qualidade de vida, apresentando uma correlação estatisticamente significativa entre a capacidade funcional e as facetas intimidade, participação social, autonomia e atividades passadas, presentes e futuras. Ainda, houve associação significativa entre a capacidade funcional e os níveis de qualidade de vida, de modo que os idosos dependentes apresentavam baixa qualidade de vida. O estresse percebido exibiu associação significativa com o sexo, em que mulheres idosas apresentavam uma maior média de estresse. A capacidade funcional apresentou correlação significativa com o escore total de qualidade de vida, entretanto, não foi identificada correlação com o estresse percebido. Conclusão: Entre os idosos com Diabetes Mellius, percebeu-se que as interferências ocasionadas pela fragilidade na capacidade funcional aumentam o estresse percebido, ocasionando diminuição na qualidade de vida desses idosos.
Externo à Instituição - FABIOLA DE ARAUJO LEITE MEDEIROS
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA