PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KARINA KARLA DE SÁ GOMES TREVIZOLO

DISCENTE: KARINA KARLA DE SÁ GOMES TREVIZOLO
DATA: 21/06/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/wfy-koot-eki
TÍTULO: Efeito da comunicação persuasiva na intenção de uso do preservativo entre mulheres
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação persuasiva; Comportamento; Preservativos; Mulheres; Vulnerabilidade; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: O uso do preservativo é a melhor alternativa de se proteger das infecções sexualmente transmissíveis, todavia, a incidência das contaminações pelo vírus da imunodeficiência humana revela a prática do sexo desprotegido e a vulnerabilidade feminina. Nesse contexto, a comunicação persuasiva fundamentada na Teoria da Ação Racional é uma estratégia de grande potencial quando se pretende desenvolver intervenções para influenciar o uso do preservativo e prevenir adoecimentos. Este estudo objetivou avaliar o efeito da comunicação persuasiva negativa sobre a intenção comportamental de uso de preservativos entre mulheres em situação de vulnerabilidade social, à luz da Teoria da Ação Racional. Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva intitulado: “Comunicações persuasivas e o uso do preservativo entre mulheres residentes em aglomerado subnormal: estudo experimental”, e envolveu 46 mulheres cadastradas em uma Unidade Integrada de Saúde da Família, com medida da intenção comportamental e dos seus determinantes antes e após a exposição a comunicação persuasiva negativa audiovisual. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro e março de 2019 e para análise foram aplicados os testes t de Student pareado ou Mann-Whitney, testes de Correlação e Regressão múltipla por etapas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer nº 0442/16. As participantes tinham idade média de 29 anos, companheiro, eram pardas, de baixa escolaridade, católicas e naturais da cidade de João Pessoa. Antes da intervenção a intenção de uso do preservativo apresentou média 3,88 (p-valor menor que 0,001) e era influenciada pela atitude, norma subjetiva e estabilidade da relação. Após a exposição à comunicação persuasiva negativa houve aumento significativo da média da intenção de uso do preservativo (4,25) e esta passou a ser influenciada por atitude, norma subjetiva e confiança no companheiro. A comunicação persuasiva negativa audiovisual, elaborada em conformidade com a Teoria da Ação Racional, produziu efeito positivo no incremento da intenção comportamental de uso do preservativo entre mulheres e modulou os fatores que a determinam, o que justifica a estruturação de intervenções de cunho comportamental direcionadas ao uso do preservativo por mulheres com base no modelo teórico adotado.
Interno - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS DE OLIVEIRA