PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA DE SOUSA DANTAS RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA DE SOUSA DANTAS RODRIGUES
DATA: 28/05/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/gbm-ikfc-ufj
TÍTULO: FADIGA POR COMPAIXÃO EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA PALIATIVA AO PACIENTE COM COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Fadiga por Compaixão. Profissionais de Enfermagem. Cuidados Paliativos. COVID-19. Saúde do Trabalhador. Relações Interpessoais.
RESUMO: Introdução: na pandemia COVID-19 os trabalhadores de enfermagem têm enfrentado maior exposição aos problemas psicológicos e, o contato direto com pacientes e famílias associado ao envolvimento emocional, podem ocasionar a Fadiga por Compaixão. Objetivo: analisar o desenvolvimento da Fadiga por Compaixão em profissionais de enfermagem que prestam cuidados paliativos ao paciente com COVID-19, de acordo com a Escala de Qualidade de Vida Profissional e à luz da Teoria da Relação Interpessoal. Método: Pesquisa transversal, descritiva, com abordagem quanti-qualitativa, realizada no estado da Paraíba, Brasil. Amostra parcial composta por 53 profissionais de enfermagem que prestam cuidados paliativos ao paciente com COVID-19, identificados pela estratégia bola de neve. Procedeu-se à coleta de dados on-line por meio de um questionário Google Forms composto por três partes: I - dados sociodemográficos e ocupacionais; II - itens da Escala de Qualidade de Vida Profissional 5 (ProQOL5); e III - questões subjetivas sobre as relações interpessoais nos cuidados paliativos ao paciente com COVID-19, associadas ao modelo teórico de Joyce Travelbee, a partir das fases: encontro original, identidades emergentes, empatia, simpatia e rapport ou afinidade. Salienta-se que, a coleta de dados ainda vem sendo conduzida e, para análise dos dados subjetivos, após a transcrição do corpus textual das entrevistas, utilizou-se o software IRaMuTeQ versão 0.7 alfa 2 cuja Classificação Hierárquica Descendente possibilitou a definição de classes temáticas, analisadas pela técnica de análise de conteúdo categorial temática. O processamento dos dados quantitativos será mediante a análise estatística descritiva com uso do software Statistical Package for Social Sciences, versão 20.0 e, para análise das variáveis, serão utilizados testes paramétricos e não paramétricos. Foram considerados os aspectos éticos da Resolução nº 466 de 2012. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de ética em Pesquisa do Centro de Ciências da as Saúde, da Universidade Federal da Paraíba, sob o parecer nº 4.643.499. Resultados preliminares: Registrou-se um total de 53 participantes, sendo a maioria 45 (89,4%) do sexo feminino, 28 (52,8%) participantes solteiros e 31 (58,5%) sem filhos. A faixa etária de 37 a 42 anos é a mais prevalente, com 18 (34,1%) profissionais e 22 (41,5%) possuem renda familiar de um a três salários mínimos. O perfil ocupacional dos trabalhadores de enfermagem aponta que 30 (56,6%) são enfermeiros e 23 (43,4%) são técnicos de enfermagem. A maioria dos profissionais 37 (69,8%) atua em serviços públicos e 28 (52,8%) assistem pacientes com COVID-19 na capital paraibana e 25 (47,2%) prestam tais cuidados há mais de um ano. 23 (43,4%) dos trabalhadores são contratados e 20 (37,7%) atuam em hospital de referência na assistência ao paciente com COVID-19. Os dados subjetivos oriundos dos relatos de 27 profissionais de enfermagem entrevistados evidenciaram seis classes temáticas, por meio das quais emergiram três categorias: A interface do medo na relação interpessoal; Comunicação terapêutica: um alicerce para relação interpessoal; Conforto biopsicossocial: suporte para assistência paliativa ao paciente com COVID-19.
Externo à Instituição - ISABELLE CRISTINNE PINTO COSTA
Externo à Instituição - JAQUELINE BRITO VIDAL BATISTA