PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ VITORIANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ VITORIANO
DATA: 30/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/anb-zoum-zcg
TÍTULO: Conhecimento dos Profissionais de Saúde sobre Literacia/Letramento e Educação em Saúde: uma contribuição à promoção do envelhecimento saudável
PALAVRAS-CHAVES: Educação em saúde. Literacia. Saúde. Envelhecimento saudável.
PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A Literacia em Saúde (LS) está para além do ato de decodificar símbolos e cálculos matemáticos; a pessoa precisa lançar mão de habilidades e competências na tomada de decisão a partir do conhecimento construído e apreendido, processo que pode ser construído por meio da educação em saúde. Nesse sentido, é importante verificar o conhecimento dos profissionais de saúde sobre literacia/letramento e educação em saúde na promoção do envelhecimento saudável, centrada nos serviços de saúde. Tem-se como objeto de estudo a literacia/letramento em saúde segundo profissionais de saúde que atendem a pessoa idosa. Objetivos: apreender o conhecimento de profissionais de saúde sobre literacia/letramento em saúde; conhecer o que pensam os profissionais de saúde sobre educação em saúde e sua importância na promoção do envelhecimento saudável à pessoa idosa; verificar a importância da literacia/letramento em saúde no atendimento à pessoa idosa. Metodologia: trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa realizada com 60 profissionais de saúde do município de João Pessoa-PB. Foi estruturado um formulário com as questões da pesquisa utilizando a ferramenta Google Forms e, em seguida, foi enviado o link de forma on-line para os participantes do estudo selecionados conforme os critérios de inclusão e exclusão. Os dados foram organizados e o corpus processado por meio do software IRaMuTeQ, versão 0.7. Os dados coletados foram organizados em dois corpora: o primeiro compreende Literacia em Saúde e o segundo corpus, Educação em Saúde. Resultados e Discussão: os dados foram coletados através de formulário on-line no período entre maio e junho de 2021, com 32 enfermeiros, 07 médicos, 03 odontólogos, 03 fisioterapeutas, 03 fonoaudiólogos, 03 nutricionistas e 01 terapeuta ocupacional que atuam na saúde do município. Após análise textual do corpus da Literacia em Saúde, a pesquisa identificou três classes semânticas: a primeira, Classe 1, formada por 39,6% das respostas dos profissionais; a Classe 3 com 33,3% das respostas; e a Classe 2 com 27,1% das respostas dos profissionais de saúde. Para o corpus Educação em Saúde foram identificadas quatro classes semânticas: Classe 3 com 17,4%; Classe 1 com 37 %; Classe 2 com 17,4%; e Classe 4 com 28,3%. Evidenciou-se nas falas a importância de se investir em pesquisas e divulgação sobre literacia/letramento em saúde e a necessidade de inserção da LS em programas e currículos dos cursos na área de saúde, além de ampla comunicação e informação para profissionais e para a pessoa idosa, empoderando-os para que possam investir em LS com vistas ao cuidar de si, promovendo o envelhecimento saudável e o olhar para o coletivo com a promoção de saúde. Considerações finais: Os dados mostram a relação entre a educação em saúde e literacia/letramento em saúde para a promoção da saúde. Os profissionais consideram muito importante a literacia/letramento em saúde em prol da educação em saúde para o envelhecimento saudável e ativo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA
Interno - 1655763 - MARIA DE LOURDES DE FARIAS PONTES
Externo à Instituição - MARIA DO SOCORRO COSTA FEITOSA ALVES
Externo à Instituição - RONALDO BEZERRA DE QUEIROZ