PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: KAROLINE DE LIMA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAROLINE DE LIMA ALVES
DATA: 29/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/uqo-uzpt-pxq
TÍTULO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SOBRE VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA
PALAVRAS-CHAVES: Violência; Idoso; Crianças; Adolescentes; Representações Sociais.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: INTRODUÇÃO: os casos da violência contra a pessoa idosa têm apresentado crescimento, configurando-se um desafio à sociedade e aos setores da saúde que, por sua vez, necessitam de estratégias eficazes na promoção da saúde e melhora na qualidade de vida. OBJETIVOS: geral - analisar as dimensões das representações sociais de crianças e adolescentes sobre violência à pessoa idosa; específicos - medir a atitude de crianças e adolescentes frente a pessoa idosa; verificar o conhecimento de crianças e adolescentes sobre violência à pessoa idosa; apreender as imagens de crianças e adolescentes sobre violência à pessoa idosa. MÉTODO: trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem mista, fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Ocorreu no Município de João pessoa/PB com estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, com dois grupos etários: Grupo 1, com 100 estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, com idades entre 08 a 11 anos, de ambos os sexos; Grupo 2 com 100 estudantes, com idades de 12 a 18, ambos os sexos. O projeto foi aprovado pelo Protocolo nº 2.739.173 e CAAE: 38177814.3.0000.5188. Utilizou-se o Desenho-estória com tema; Escala Todaro e a Escala de Atitudes de Kogan em relação às Pessoas Idosas. A análise ocorreu de acordo com a especificidade de cada instrumento. RESULTADOS: considerando o objetivo proposto, os alunos foram divididos em dois grupos, sendo grupo 1 crianças e grupo 2 os adolescentes. No que concerne ao grupo 1 compuseram a amostra 100 crianças com média de idade 10 anos, mínima de 8 anos e máxima de 11 anos, em que 52 foram do sexo feminino e 48 do sexo masculino. O grupo 2 foi composto por adolescentes com média de idade 12 anos, com desvio padrão de ±1,12, destes 52 foram do sexo masculino e 48 do sexo feminino. Na avaliação da atitude frente à pessoa Idosa através da Escala Todaro, a pontuação média das crianças foi de 1,70 pontos (±0,20). Com o intuito de mensurar a atitude dos adolescentes frente à pessoa idosa utilizou-se a Escala de Atitudes de Kogan em relação às Pessoas Idosas, na qual a média geral da escala foi de 3,48 ±0,26, apresentando atitude favorável a pessoa idosa. Dos desenhos das crianças, três categorias foram elaboradas por associação: Aspectos físicos, Dimensões psicológicas e Sentimentos/afetividade. Dos adolescentes: a primeira Aspectos físicos/biológicos, a segunda categoria foi nomeada de Dimensões psicológicas, a terceira categoria de Dimensões psicossociais. CONCLUSÃO: as Representações Sociais elaboradas por crianças e adolescentes sobre a violência contra a pessoa idosa, demostram relação dos casos de maus-tratos contra o idoso com o ambiente familiar. Observou-se falas sobre agressões verbais, estando elas geralmente contidas nas demais formas de violência subjetiva como a psicológica. Os participantes mostraram preocupação, representando a violência contra o idoso como um ato de covardia e desumanidade. Significativamente, ao se analisar os resultados, foi representativo o direcionamento ao desrespeito, maus tratos, bem como indignação, sendo esses preponderantes ao falar-se em violência contra o idoso.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ FERNANDO RANGEL TURA