PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA VIRGINIA TAVARES CRUZ
DATA: 17/12/2021
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/tpk-fgoc-mkv
TÍTULO: Educação em Saúde e Envelhecimento na Formação de Enfermagem.
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Saúde. Envelhecimento. Formação. Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: o envelhecimento conduz a novas necessidades de assistência, em que a saúde não esteja somente relacionada ao aspecto biológico, mas, sobretudo, às necessidades ampliadas do conceito de saúde, considerando o envelhecimento saudável e ativo. Objetivo: caracterizar os conteúdos dos componentes curriculares das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem sobre educação em saúde e envelhecimento e/ou saúde do idoso, nas Instituições Públicas de Ensino Superior Federais do Brasil. Metodologia: trata-se de um estudo exploratório de base documental. Os dados foram coletados no site do Ministério da Educação no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior, Cadastro e-MEC, para identificar as Instituições de Ensino Superior que ofertam o curso de enfermagem no Brasil. Utilizou-se o recurso de busca avançada com os filtros: graduação em enfermagem, cursos em atividade nas Instituições de Ensino Superior no Brasil. Os documentos foram compilados no período de 01/08/2021 a 30/09/2021, organizados em planilhas. Optou-se como critério de inclusão os Cursos de Enfermagem das Universidades Federais que ofertam os componentes curriculares relacionadas a Educação em Saúde e/ou Envelhecimento ou Saúde do Idoso. Assim, 80 cursos são ofertados pelas Instituições. Os dados coletados foram digitados na íntegra, organizados em dois corpus e processados com o auxílio do software IRaMuTeQ 0.7, utilizando três tipos de análise: Classificação Hierárquica Descendente; Análise de Similitude; Nuvem de Palavras. Resultados e Discussão: Dos 80 cursos de enfermagem, foram selecionados 56 que disponibilizam o componente curricular Educação em Saúde e 64 que ofertam o componente curricular Envelhecimento ou Saúde do Idoso em seus currículos. No que concerne a Classificação Hierárquica Descendente, no corpus sobre Educação em Saúde obteve-se um aproveitamento de 79% dos seguimentos de texto, dividindo-se em 4 classes semânticas: Classe 3 – Elementos necessários para elaboração do componente curricular de Educação em Saúde 36,71%; Classe 1 –Conteúdos para definição do Componente Curricular 25,32%; Classe 2 – Estratégias abordadas no componente curricular de Educação em Saúde 18,99%; Classe 4 – Abordagens metodológicas do componente curricular de Educação em Saúde 18,99%. A Análise de Similitude apresentou as palavras: Saúde; Educação em Saúde; Prático; Educativo com forte ligação entre elas. Na Nuvem de Palavras observa-se as palavras Saúde; Educação em Saúde; Promoção a Saúde; Educativo; Pedagógico como palavras chaves mais evidentes. No corpus sobre Saúde do idoso ou Envelhecimento obteve-se aproveitamento de 92,11% dos seguimentos de texto, dividindo-se em 3 classes semânticas: Classe 3 – Conteúdos abordados nos componentes curriculares sobre saúde do idoso/envelhecimento 40%; Classe 1 – Dimensões sobre envelhecimento nos componentes curriculares sobre saúde do idoso/envelhecimento 38,1%; Classe 2 – Atenção de enfermagem considerada nos componentes curriculares sobre saúde do idoso/envelhecimento 21,9%. A Análise de Similitude surgiu as palavras Saúde e Idoso interligadas com as palavras Enfermagem; Adulto; Promoção; Políticas Públicas. Na Nuvem de Palavras destaca-se os elementos: Saúde; Idoso; Cuidado; Enfermagem. Considerações finais: observou-se que os conteúdos dos componentes curriculares dar maior ênfase a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para atender os pressupostos do envelhecimento saudável e ativo, frente as necessidades de políticas que considere a perspectiva do envelhecimento no contexto mundial.
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA
Interno - 335107 - SOLANGE FATIMA GERALDO DA COSTA