PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: NATHALIA CLAUDINO DO NASCIMENTO

DISCENTE: NATHALIA CLAUDINO DO NASCIMENTO
DATA: 14/02/2022
LOCAL: Ambiente Virutal - https://meet.google.com/jyc-hhwr- omy
TÍTULO: Qualidade de vida relacionada à saúde e saúde mental de profissionais atuantes na linha de frente no cuidado à pessoa com covid-19
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade de vida relacionada à saúde. Saúde mental. Profissionais da saúde. Covid-19. Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: No cenário mundial, ainda que distante de nosso cotidiano, o início de 2020 foi marcado por um surto de uma misteriosa pneumonia causada por uma variação do coronavírus cujo primeiro caso foi reportado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Logo, vê-se a sobrecarga do sistema de saúde e dos profissionais expondo diariamente sua vida ao risco. Sendo assim, faz-se necessário avaliar as consequências da covid-19 para os profissionais de saúde que atuaram na linha de frente. Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de profissionais da saúde que atuam na linha de frente da covid-19 e sua associação com características sociodemográficas e possíveis implicações físicas e emocionais. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo do tipo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa realizada com 123 profissionais de saúde atuantes na linha de frente da covid-19, em um hospital universitário no município de João Pessoa, Paraíba. Devido o cenário pandêmico, a pesquisa ocorreu de forma online na qual os participantes receberam o questionário pela rede social Whatsapp. Os instrumentos utilizados foram o de característica sociodemográfica, Short Form- 36 e a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD). Com relação a analise, para os dados sociodemográficos foram utilizadas frequências absolutas e relativas, os escores da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão foram analisados individualmente pelo teste Qui-quadrado de Pearson e para escala Short Form- 36 foi utilizado o teste de Mann- Whitey. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob n° do parecer: 4.717.692 e CAAE: 46478921.9.0000.5183. Resultados: A avaliação dos profissionais de saúde evidenciou resultados significativos para todos os domínios do Short Form-36, na qual aqueles que possuem ansiedade e depressão apresentaram uma pior qualidade de vida. De acordo com a escala de ansiedade e depressão, os profissionais que se ausentaram do ambiente familiar apresentam mais chances de desenvolver depressão e ansiedade, em contrapartida, a presença de filho foi tida como um fator protetivo para ansiedade. Conclusão: Identificou-se que os profissionais de saúde que apresentaram ansiedade e/ou depressão tiveram uma pior qualidade de vida com comprometimento nos oito domínios da Escala Short Form- 36. Além disso, de acordo com a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, os profissionais que precisaram se ausentar do ambiente familiar tiveram mais chances de desenvolver ansiedade e depressão. Sendo assim, demonstra-se a importância no cuidado da saúde física e mental destes trabalhadores para que os impactos decorrentes da atuação na linha de frente em situação de pandemia afetem minimamente sua qualidade de vida.
Interno - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Presidente - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE