PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BRUNO GONÇALO SOUZA DE ARAUJO

DISCENTE: BRUNO GONÇALO SOUZA DE ARAUJO
DATA: 24/02/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/yzk-qssm-dph?hs=224
TÍTULO: Diagnósticos, Resultados e Intervenções de Enfermagem em crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Adolescente; Epidermólise Bolhosa; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A epidermólise bolhosa (EB) faz parte do grupo de patologias relacionadas a pele, que leva à formação de bolhas, erosões e cicatrizes em todo o tecido tegumentar. Essa condição de saúde, relaciona-se a uma redução na qualidade de vida de crianças e adolescentes com EB. Os profissionais da enfermagem enfrentam desafios na assistência de saúde para este público, diante da complexidade do cuidado a ser ofertado. Dentre os desafios para a Enfermagem temos: a variabilidade do plano de cuidado; gestão individualizada; disponibilidade de produtos específicos, que geralmente tem alto custo de coberturas para o orçamento da família e para os hospitais; ausência no conhecimento sobre a complexidade da doença e cuidados especializados com a lesão. Diante disto, há necessidade da elaboração de um plano de cuidados direcionado, portanto, a elaboração de diagnósticos, resultados e intervenções de Enfermagem, para conduzir a prática laboral de Enfermagem e fundamentada cientificamente no processo de cuidar. Objetivo: Construir enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem em crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa. Método: Estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: Identificação de termos relevantes para a prática clínica de enfermagem relacionados a assistência de crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa; Mapeamento cruzado dos termos identificados com termos da CIPE® versão 2019; e a Elaboração dos enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem a crianças e adolescentes com epidermólise bolhosa. Foi desenvolvido por meio da Teoria das Necessidades Humanas Básicas propostas por Horta, sendo o modelo teórico de fundamental importância para um olhar holístico e integral, não somente para estruturar os enunciados construídos e mapeados, mas também para elaboração teórica da pesquisa. Resultados: Foram validados 480 termos, sendo 159 termos constantes e 321 não constantes. Quanto à classificação do termo não constante, o eixo Foco com 159 termos, 06 para o Julgamento; 83 para os Meios; 11 para a Ação; 01 quanto ao eixo Tempo; 08 para a localização e 03 para o Cliente. A partir dos termos constantes na CIPE® foram elaborados 50 enunciados de diagnósticos e resultados de enfermagem; e 181 intervenções de enfermagem para a criança e adolescente com epidermólise bolhosa. Considerações Finais: Esse estudo contribui para estruturar e organizar o cuidado a crianças e adolescentes com EB ao desenvolver enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem à luz da Teoria de Wanda Horta, assim possibilitará um cuidado humanizado e especializado direcionado às necessidades do binômio.
Presidente - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA
Interno - 332057 - MARIA MIRIAM LIMA DA NOBREGA