PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: MAYARA MUNIZ PEIXOTO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYARA MUNIZ PEIXOTO RODRIGUES
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Ambiente virtual - http://meet.google.com/kcr-nqxw-oos
TÍTULO: PREVENÇÃO DE QUEDAS EM PESSOAS IDOSAS HOSPITALIZADAS: construção e validação de protocolo de intervenções de enfermagem
PALAVRAS-CHAVES: Idoso; Hospitalização; Acidentes por quedas; Prevenção de acidentes; Protocolos Clínicos; Enfermagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: a queda na pessoa idosa é um dos incidentes relacionados à saúde mais comuns notificados no universo hospitalar brasileiro, podendo gerar consequências graves no âmbito físico, psicológico e social. Torna-se imprescindível a vigilância para a prevenção desses eventos e a priorização da assistência de Enfermagem nas instituições de saúde com a necessidade de capacitação dos profissionais e uso de ferramentas legais baseadas em teorias que direcionem a prática clínica e a tomada de decisão. Objetivo: construir e validar um Protocolo de Intervenções de Enfermagem à luz da Teoria das Consequências Funcionais para a Promoção do bem-estar em pessoas idosas para prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas. Método: trata-se de um estudo metodológico, de desenvolvimento e validação de protocolo desenvolvido em três etapas, a primeira de sustentação teórica, compreendida por uma revisão integrativa e busca sistematizada na Nursing Interventions Classification com execução de mapeamento cruzado e análise consensual das intervenções; a segunda relativa a estruturação do protocolo, fluxograma e guia para implementação para a prática, e a terceira com validação do conteúdo final por Experts com uso da estratégia metodológica Appraisal of Guidelines for Research and Evaluation II. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro de 2021 a março de 2022. A análise dos dados foi realizada utilizando o software Microsoft Office Excel 2010 e aplicativo Statistical Package for the Social Sciences for Windows, versão 23.0. As intervenções consideradas aptas para inclusão no protocolo foram aquelas que atingiram o Índice de Validade de Conteúdo maior ou igual a 0,50, e para validação do protocolo considerou-se a pontuação mínima de 70% seguindo orientações do cálculo próprias do instrumento utilizado. Este estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba e aprovado sob Parecer Consubstanciado do no 3.921.177 e CAAE: 29535420.0.0000.5183. Resultados: evidenciou- se com a análise estatística o aproveitamento de 100% das Intervenções de Enfermagem e 92,85% das Atividades de Enfermagem selecionadas no mapeamento cruzado, consideradas pelos Experts de domínio clínico de acordo com a pontuação de IVC maior ou igual a 0,50, sendo acrescido cinco atividades na análise consensual pela população-alvo, totalizando 22 Intervenções e 122 Atividades de Enfermagem para prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas as quais foram incluídas no conteúdo final, possibilitando a construção do protocolo, fluxograma de ação e guia de implementação. Validou-se o protocolo atingindo a meta estabelecida de 70% em rodada única com pontuação mínima de 74% no domínio Aplicabilidade e máximo de 95,8% no domínio Independência editorial. Conclusão: a efetivação da construção e validação deste protocolo valorizará a Enfermagem enquanto ciência com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da prática clínica na prevenção de quedas em pessoas idosas hospitalizadas, trazendo benefícios à vida e à qualidade assistencial.
Presidente - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo à Instituição - KAMYLA FELIX OLIVEIRA DOS SANTOS