PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA HELLENA FERREIRA BRASIL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA HELLENA FERREIRA BRASIL
DATA: 12/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/ras-efue-sxt
TÍTULO: COMPORTAMENTO SEXUAL DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UM ESTUDO DE MÉTODO MISTO
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento sexual. Estudantes. Infecções Sexualmente Transmissíveis. COVID-19.
RESUMO: Resumo: O ambiente universitário promove oportunidades para prática de comportamentos sexuais de risco. Dentre esses comportamentos, destaca-se o uso inconsistente do preservativo, múltiplas parcerias e uso de álcool e outras substâncias, os quais podem resultar em transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A pandemia da covid-19 provocou um cenário propício para alterações comportamentais. O objetivo da presente pesquisa é analisar o comportamento sexual de estudantes universitários durante a pandemia da covid-19. Estudo transversal, misto, com 404 estudantes da Universidade Federal da Paraíba. A coleta de dados ocorreu entre março/2021 e abril/2022. Para análise de dados quantitativos realizou-se estatística descritiva e inferencial. Quanto aos dados qualitativos, a análise está sendo realizada por meio do software NVivo. Respeitou-se as recomendações dispostas na Resolução 466/CNS/Brasil, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número de parecer 4.309.767 e CAAE 36932220.5.00005188. Prevaleceram estudantes do sexo feminino, entre 18 e 24 anos, cor/raça parda, solteiras, sem religião, que não moram na residência universitária e que recebem alguma bolsa ou benefício. A prevalência de IST autorrelatada foi de 7,9%. Análises bivariadas revelaram que estudantes do sexo masculino (p<0,001), com idade igual ou superior a 25 anos (p=0,001), que residem na residência universitária (p=0,009), com idade da primeira relação sexual ≤15 anos (p=0,013), relação sexual com pessoa do mesmo sexo (p<0,001), relação sexual casual nos últimos 12 meses (p=0,030), recebeu dinheiro ou pagou em troca de sexo (p<0,001), relação sexual com parceiro que conheceu pelo celular (p<0,001) e tabagismo (p<0,001) quando associado com IST foram estatisticamente significantes. A regressão logística múltipla indicou que estudantes com idade igual ou superior a 25 anos, que tiveram relação sexual casual nos últimos 12 meses e que já receberam dinheiro ou pagaram em troca de sexo apresentaram mais chances de incidência de IST. Os dados qualitativos estão em construção, mas há resultados preliminares.
Presidente - 1626922 - ANA CRISTINA DE OLIVEIRA E SILVA
Externo à Instituição - KHIVIA KISS DA SILVA BARBOSA