PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREZZA RAYANA DA COSTA ALVES DELMIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREZZA RAYANA DA COSTA ALVES DELMIRO
DATA: 13/12/2022
LOCAL: PPGENF
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE FLUXO ASSISTENCIAL PARA O PREPARO DA ALTA HOSPITALAR DE CRIANÇAS DEPENDENTES DE TECNOLOGIAS
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologia em Saúde, Criança, Alta hospitalar, fluxograma.
RESUMO: A alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias requer dos familiares conhecimentos específicos para a realização do cuidado no domicílio de forma segura e efetiva. Para tanto, é essencial que a equipe de enfermagem desempenhe ações voltadas às orientações para a alta hospitalar com base em princípios técnicos, éticos e científicos também sendo norteadas por um referencial teórico, o qual auxilie nas demandas para o autocuidado. Neste contexto, a teoria de Dorothea Orem enfatiza as necessidades e déficits de autocuidado com ações iniciadas e executadas pelo indivíduo. Para que a equipe de enfermagem realize as orientações para alta ao binômio criança-família a partir da teoria de Orem, busca-se desenvolver uma ferramenta que auxilie e direcione esse processo. O estudo tem como objetivo desenvolver um fluxo assistencial para o preparo para a alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias, à luz da teoria de Orem. Trata-se de um estudo metodológico que visa à elaboração e validação de uma tecnologia assistencial. A pesquisa será desenvolvida na Clínica Pediátrica de um hospital universitário localizado na Paraíba, referência na assistência à crianças com condições crônicas, complexas e raras. Para o desenvolvimento do fluxo assistencial para a alta hospitalar de crianças dependentes de tecnologias, serão necessárias a realização das etapas: revisão sistemática da literatura, construção do fluxo assistencial e a validação do instrumento. Após a busca nas bases de dados foram identificados 174 estudos, sendo o total de 08 artigos na composição da revisão sistemática nos idiomas inglês, português e espanhol, concentrados nos anos de 2016, 2017, 2019 e 2021. Os resultados fornecem um panorama das tecnologias de processo e produto desenvolvidas nos serviços de assistência à crianças em uso de tecnologias assistenciais. Os estudos ressaltam as tecnologias como suporte para melhorar a comunicação com a equipe, a tomada de decisão e o processo de aprendizagem das famílias, assim como a importância do desenvolvimento de tecnologias baseadas em um referencial teórico. Todavia, a maioria dos estudos apontam a ausência de referencial teórico e uma fragilidade na estrutura dos domicílios para seguirem com o cuidado. O fluxo assistencial foi elaborado de forma objetiva seguindo 06 etapas, as quais possuem subfases até a alta hospitalar. As fases são admissão, avaliação das necessidades de cuidado, realização do cuidado pelo binômio criança-família, conhecimento em saúde, ações de enfermagem e alta hospitalar. Ao seguir o fluxo assistencial, a equipe de enfermagem irá possibilitar ao binômio criança-família o fortalecimento das ações de promoção à saúde e do vínculo com os demais serviços da Rede de Atenção à Saúde a fim de que se sintam seguros para o retorno ao domicílio. O estudo segue para a fase de validação na clínica pediátrica.
Externo à Instituição - GABRIELA LISIEUX LIMA GOMES
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - NENHUMA