PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELICIA AUGUSTA DE LIMA VILA NOVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELICIA AUGUSTA DE LIMA VILA NOVA
DATA: 20/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/scf-gkwc-xbo
TÍTULO: LESÃO POR PRESSÃO DECORRENTE DO POSICIONAMENTO CIRÚRGICO EM IDOSOS: ESTUDO FUNDAMENTADO NA TEORIA DE CAROL MILLER
PALAVRAS-CHAVES: Idoso. Lesão por pressão. Enfermagem Perioperatória. Posicionamento do Paciente.
RESUMO: Introdução: A lesão por pressão decorrente do posicionamento é um problema de saúde em idosos, que impacta negativamente a qualidade de vida, gerando repercussões físicas, prolongam tratamento e hospitalizações nos indivíduos que necessitam de intervenções cirúrgicas. Neste contexto, a Teoria das Consequências Funcionais de Carol Miller enfatiza a avaliação das alterações relacionadas ao envelhecimento e dos fatores de risco como ações iniciais para a implementação de ações de saúde visando o bem-estar do idoso. Objetivo:O estudo tem como objetivo analisar a ocorrência de lesão por pressão decorrente do posicionamento cirúrgico à luz da teoria de Carol Miller.Método:Trata-se de um estudo observacional, longitudinal, prospectivo e de abordagem quantitativa realizado com 121 idosos. A pesquisa foi desenvolvida no Centro Cirúrgico e na Clínica Cirúrgica do Hospital Universitário Lauro Wanderley no período de fevereiro a setembro de 2022. Para análise de dados quantitativos realizou-se estatística descritiva e inferencial. Respeitou-se as recomendações dispostas na Resolução 466/CNS/Brasil, com aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número de parecer 5.308.368, com CAAE 54219621.4.0000.5188. Resultados:Prevaleceram idosos do sexo feminino, entre 60 e 69 anos, cor/raça parda, casados, eutróficos. No que diz respeito à presença de comorbidades maioria era hipertensa, ASA II, com diagnóstico de neoplasia maligna. A maioria dos idosos avaliados apresentou risco elevado segundo a ELPO.A ocorrência de LP em idosos em decorrência do posicionamento foi de 26,45%. Análises univariadas revelaram que 80 anos (p = 0,0011), cor brancos (p > 0,0001), posição supina (p = 0,0185), baixo peso (p= 0,0003), obesos (p= 0,0006), ASA II (p = 0,0156), escala de dor 9 (p > 0,0001), turgor diminuído (p = 0,0046), idosos expostos aos raios UVA (p = 0,0002), idosos sensíveis aos raios UVA (p = 0,0012), incontinência (p = 0,0287), idosos com mobilidade e atividades limitadas (p > 0,0001) quando associado com lesão por pressão foram estatisticamente significantes. Conclusões:Estes achados são úteis, pois representam dados relevantes para reflexões acerca dos fatores que reforçam as consequências funcionais negativas no idoso, a saber, a LP em decorrência do posicionamento cirúrgico. Nesse sentido, destaca-se a relevância dos resultados deste estudo na perspectiva de orientar o cuidado e planejar ações, intervindo de forma positiva no desempenho e qualidade de vida do idoso.
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1856209 - JOCELLY DE ARAUJO FERREIRA