PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DILYANE CABRAL JANUARIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DILYANE CABRAL JANUARIO
DATA: 23/12/2022
LOCAL: Ambiente virtual -https://meet.google.com/hip-dwgh-amo
TÍTULO: EXPERIÊNCIAS DE ENFERMEIROS RELACIONADAS AOS REGISTROS NOS PRONTUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA GESTÃO DO CUIDADO ÀS PESSOAS COM TUBERCULOSE
PALAVRAS-CHAVES: Gestão em Saúde. Enfermagem. Registros de Enfermagem. Tuberculose. Atenção Primária à Saúde
RESUMO: Introdução: A gestão do cuidado de enfermagem envolve ferramentas como os registros, e o raciocínio crítico que induz à ideia do “fazer enfermagem” diferente do pensamento reducionista e fragmentador O registro do enfermeiro no prontuário do usuário é uma relevante ferramenta no apoio do processo de atenção à saúde funcionando como fonte de dados clínicos e administrativos que auxiliam na tomada de decisão, bem como na forma de comunicação compartilhada entre todos os profissionais de saúde e o registro legal dos cuidados implementados além de apoio à pesquisa. Objetivo: Analisar os discursos dos enfermeiros sobre as experiências relacionadas aos registros nos prontuários para gestão do cuidado à pessoa com tuberculose na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de um estudo teórico metodológico da Análise do Discurso de Linha francesa. A pesquisa foi realizada com os enfermeiros (as) das Unidades de Saúde da Família, no município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. Tais participantes foram selecionados por serem essenciais para a compreensão da temática abordada. Quanto aos critérios de inclusão foram considerados profissional enfermeiro com atuação no sistema de saúde da ESF, com atividade mínima de 6 meses de atuação. Contudo, foram excluídos admitido enfermeiros que estivessem de férias ou em licença médica. O instrumento para coletar os dados foi através de um roteiro de entrevista semiestruturado com questões norteadoras acerca do tema em estudo. Tal entrevista aconteceu de maneira presencial e foi gravada através do celular conforme autorização do entrevistado. A coleta de dados foi realizada de junho a setembro de 2022 com 31 enfermeiros. O material empírico foi organizado no software Atlas.ti 9 e fundamentado através do aporte teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa. O projeto foi aprovado sob parecer de número 5.382.492, com CAAE nº56532822.20000.5188.
Presidente - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO
Interno - 1622650 - ORIANA DEYZE CORREIA PAIVA LEADEBAL