PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: BÁRBARA MARIA LOPES DA SILVA BRANDÃO

DISCENTE: BÁRBARA MARIA LOPES DA SILVA BRANDÃO
DATA: 14/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/brc-insm-vbi
TÍTULO: DIAGNÓSTICOS, RESULTADOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM PARA PESSOAS IDOSAS EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Terminologia; Processo de Enfermagem; Idoso; Violência; Enfermagem Forense.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: A utilização de terminologias de enfermagem, como a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE ® ), auxilia na organização e sistematização da assistência, haja vista a uniformização do vocabulário e consolidação de padrões de cuidado. No contexto da violência contra a pessoa idosa, se faz necessário estruturar diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem que organizem e facilitem a linguagem da enfermagem na execução do cuidado integrado às necessidades da senescência e violência. Objetivo: Elaborar enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem para pessoas idosas em situação de violência, fundamentados na Teoria dos Cuidados de Enfermagem Forense. Método: Estudo metodológico, desenvolvido segundo os critérios de elaboração de subconjuntos terminológicos, dispostos pelas etapas de identificação dos termos relevantes para a clientela e/ou prioridade de saúde, mapeamento cruzado dos termos identificados com termos da CIPE, e construção de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Resultados: Na primeira etapa, 1.236 termos foram submetidos à validação, resultando em 704 termos. Após o mapeamento cruzado, foi identificado 293 termos constantes e 411 não constantes na CIPE ® versão 2019/2020. Na última etapa, foram elaborados 97 enunciados de diagnósticos/resultados de enfermagem, e 217 de intervenções de enfermagem, os quais foram classificados de acordo com os enunciados da Teoria dos Cuidados de Enfermagem Forense. Conclusão: O presente estudo alcançou os objetivos com a construção de enunciados de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, os quais poderão viabilizar o raciocínio clínico do processo de enfermagem, alinhado às competências da enfermagem forense, para amparar uma assistência autônoma e eficaz ao público-alvo. Recomenda-se estudos subsequentes para efetuar a validação dos enunciados e estruturar um subconjunto terminológico com linguagem unificada.
Externo à Instituição - ANA CLAUDIA TORRES DE MEDEIROS
Interno - 036.169.294-31 - GREICY KELLY GOUVEIA DIAS BITTENCOURT - NENHUMA