PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: SÉRGIO EDUARDO JERÔNIMO COSTA

DISCENTE: SÉRGIO EDUARDO JERÔNIMO COSTA
DATA: 27/02/2023
LOCAL: Sala de aula - PPGENF
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Estudantes; Ensino Superior; Comportamentos Relacionados com a Saúde. Qualidade de Vida
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: a pandemia da covid-19 trouxe diversas repercussões para a população de todo o mundo e os estudantes também sofreram com os efeitos dessa crise sanitária, tiveram suas rotinas alteradas com aulas remotas, distanciamento social e medo do desconhecido, tendo a qualidade de vida ameaçada. Objetivo: avaliar os impactos da pandemia da covid-19 na qualidade de vida de estudantes universitários de uma instituição pública do nordeste brasileiro. Método: trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa tendo como participantes 27 estudantes da Universidade Federal da Paraíba. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados contemplando questões sociodemográficas para caracterização da amostra e questões envolvendo qualidade de vida dos pesquisados. O material coletado foi digitado em planilha eletrônica para análise estatística descritiva e a parte das perguntas relacionadas ao objetivo da pesquisa foi processada através do software de análise textual Iramuteq. Resultados: participaram desse estudo 27 alunos, sendo 14 mulheres (51,8%) e 13 homens (48,1%) com idade média de 22,9 anos, a maioria, 15 (55,5%), alunos do campus I, na capital paraibana. Sobre a qualidade de vida, observou-se que houve alterações na percepção dos estudantes precipitadas pelos sentimentos de medo, ansiedade e proteção. O material gerado pelos discursos foi distribuído em quatro categorias para discussão, a saber: Aspectos psicológicos, Impactos na saúde dos estudantes, Fatores associados ao isolamento social e Medidas de proteção contra COVID-19. Considerações finais: os resultados apontaram que estudantes tiveram uma qualidade de vida afetada.
Externo ao Programa - 2934188 - MAILSON MARQUES DE SOUSA
Presidente - 3226188 - MARIA ELIANE MOREIRA FREIRE