PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: RAYANE DA SILVA ARRUDA

DISCENTE: RAYANE DA SILVA ARRUDA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/pet-qzcw-ecp
TÍTULO: SOBRECARGA E TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS EM CUIDADORES DE PESSOAS IDOSAS COM SEQUELAS DE ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem; Cuidadores; Acidente vascular cerebral.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: O acidente vascular encefálico é uma doença crônico-degenerativa que apresentou redução da mortalidade nos últimos anos devido ao avanço da ciência na área de saúde, porém, sua prevalência tem aumentado significativamente à medida que a população envelhece. Os acometidos por acidente vascular encefálico sofrem com déficits motores e cognitivos que afetam sua capacidade de desempenhar atividades de vida diária. Com o aumento da dependência, novos protagonistas aparecem para ajudar nas necessidades de pessoas idosas dependentes, os cuidadores. Os cuidadores se deparam com desafios que abrangem não só o cuidado, como também circunstâncias sociais, afetivas e psicológicas, tornando-os propensos ao desenvolvimento de sobrecarga e transtornos mentais. Objetivo: avaliar a sobrecarga e a presença de transtornos mentais comuns em cuidadores de pessoas idosas com sequelas de acidente vascular encefálico. Método: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, realizado no domicílio de 146 cuidadores de pessoas idosas na cidade de Maceió de julho a novembro de 2022. Para coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico, a escala Bakas Careviging Outcome Scale e a escala Self Report Questionnaire. A análise dos dados foi realizada com estatística descritiva e inferencial. O projeto foi aprovado sob o protocolo nº 043190/22 e CAAE: 58314822.8.0000.5188. Resultados: Os resultados encontrados exibem que 69,86% dos cuidadores apresentaram sobrecarga e 67,12% presença de transtorno mental comum. A sobrecarga apresentou relação significativa com as variáveis idade (p= 0,0385) e renda (p=0,0342) e os transtornos mentais comuns demonstraram relação estatística com as variáveis idade (p= 0,0438) e escolaridade (p=0,319). No tocante a relação da sobrecarga com presença de transtornos mentais, pessoas com sobrecarga têm 6,05 vezes mais chance de desenvolver transtornos mentais do que pessoas sem sobrecarga (p-valor = 0,0004). Conclusão: Os resultados encontrados são capazes de fazer refletir acerca dos impactos na vida do cuidador. Ressalta-se a importância de considerar os resultados deste estudo em benefício desta população, utilizando-os como norte para o planejamento de intervenções de enfermagem oferecida aos cuidadores.
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Presidente - 1631937 - KATIA NEYLA DE FREITAS MACEDO COSTA