PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Teléfono/Extensión
No Informado

Noticias


Banca de DEFESA: LEILIANE TEIXEIRA BENTO FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEILIANE TEIXEIRA BENTO FERNANDES
DATA: 17/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual - meet.google.com/niv-twvm-khw
TÍTULO: TECNOLOGIA ORIENTADORA DE FLUXO DE ATENDIMENTO À SAÚDE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Adolescente; Transtorno do Espectro Autista; Guia de Prática Clínica; Equipe de Assistência ao Paciente.
PÁGINAS: 255
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: Indivíduos que convivem com Transtorno do Espectro Autista demandam atenção intersetorial e profissionais preparados em serviços organizados com fluxos que norteiem as decisões de assistência. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia orientadora de fluxo de atendimento multiprofissional para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista em serviços públicos primários e secundários de saúde. Metodologia: Estudo metodológico, aprovado sob parecer do comitê de ética n.º 5.615.537 e realizado em quatro fases: visitas técnicas aos serviços; revisão de escopo; construção da tecnologia; e validação de conteúdo. Pesquisa realizada em João Pessoa-PB, em serviços públicos que atendem a essas crianças/adolescentes e na Secretaria Municipal de Saúde. Participaram gestores, coordenadores e demais profissionais de saúde, utilizando amostragem não-probabilística. Os dados foram submetidos à análise temática indutiva ou dedutiva e cálculo padronizado pelo Appraisal of Guidelines for Research & Evaluation II. Resultados: A tecnologia foi intitulada "Diretrizes para fluxo de atendimento à criança e ao adolescente com Transtorno do Espectro Autista: da Atenção Primária à Saúde aos Centros Especializados em Reabilitação". Foi construída por meio da revisão de escopo e visitas técnicas a serviços de saúde que atendem à população-alvo. Constitui-se por 83 páginas abordando: o cuidado à criança e ao adolescente com autismo na atenção primária à saúde e na atenção secundária. A validade aparente revelou uma diretriz de alta qualidade, obtendo 98% no domínio “Rigor de desenvolvimento” e porcentagens a partir de 90% em todos os outros domínios. Conclusão: A tecnologia de modos de conduta validada possui alta qualidade e propõe-se a minimizar as variações de prática presentes no âmbito das instituições e do trabalho em saúde, tendo potencial para generalização em ambientes congêneres.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIZABETH TEIXEIRA
Interno - 1368768 - JACIRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Interno - 4380117 - KENYA DE LIMA SILVA
Externo à Instituição - NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE BRITO SANTOS
Presidente - 1222702 - SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA