PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAÍS COSTA DE OLIVEIRA
DATA: 27/04/2023
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/mbg-askp-bir
TÍTULO: CUIDADOS PALIATIVOS AO PACIENTE COM COVID-19 NA FASE FINAL DE VIDA: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Teoria de Enfermagem. Cuidados paliativos. Covid -19. Terminalidade.
RESUMO: Introdução: os cuidados paliativos têm como escopo proporcionar qualidade de vida ao paciente com doença ameaçadora à continuidade da vida, como por exemplo a Covid -19. Tal doença ocasionou um grave problema de Saúde Pública em decorrência da pandemia transmitida pelo Sars-cov-2, o novo coronavírus. Esta patologia foi responsável pela alta mortalidade de pessoas no âmbito mundial. Diante disso, os cuidados paliativos foram de fundamental importância para promoção do alívio da dor e de outros sintomas físicos, psicológicos, espirituais e sociais de pacientes hospitalizados acometidos pela Covid-19, desde o diagnóstico da doença até a fase final de vida. Além disso, esta modalidade de cuidar visa propiciar suporte à família durante o enfrentamento da doença, processo de finitude e luto. Logo, requer uma assistência integral promovida por uma equipe multidisciplinar, entre esses profissionais merecem destaque a participação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Para tanto, é necessário que o enfermeiro como líder da equipe de enfermagem busque teorias de Enfermagem, a fim de respaldar sua prática no campo dos cuidados paliativos, como, por exemplo, a Teoria Final de Vida Pacífico. Esta teoria tem como foco central nortear a assistência de enfermagem direcionada ao paciente no processo de finitude. Objetivo geral: analisar as intervenções de enfermagem promovidas por enfermeiros e técnicos para pacientes com Covid-19 em cuidados paliativos na fase final de vida, de acordo com suas necessidades biopsicossociais e espirituais, à luz da Teoria Final de Vida Pacífico. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva, de natureza qualitativa. O estudo, foi realizado em ambiente virtual, após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba, sob o protocolo 53083221.3.0000.5188. A coleta de dados ocorreu no período pandemia, março a maio de 2021. A população do estudo foi constituída por 15 enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem que estavam atuando em hospitais de referência para assistência de pacientes com Covid-19, do município de João Pessoa -PB. Para selecionar a amostra, foram adotados os seguintes critérios de inclusão: profissionais de enfermagem que estavam atuando na assistência a pacientes com Covid-19, em hospitais do munícipio de João Pessoa- PB, que possuíam algum equipamento digital com acesso à Internet, e que o profissional estivesse em atividade laboral na fase de coleta dos dados. Foram excluídos da pesquisa os profissionais que estivessem atuando na assistência a pacientes com Covid-19 em outros municípios da Paraíba. Para viabilizar a coleta dos dados foi elaborado um instrumento virtual, contendo questões norteadoras tendo como fio condutor a Teoria Final de Vida Pacífico. A pesquisa seguiu com rigor as observâncias éticas, contempladas na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. O material empírico obtido a partir dos relatos dos participantes do estudo estão em fase de análise.
Externo ao Programa - 2380681 - ADRIANA MARQUES PEREIRA DE MELO ALVES
Externo à Instituição - ISABELLE CRISTINNE PINTO COSTA