PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de DEFESA: JIOVANA DE SOUZA SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JIOVANA DE SOUZA SANTOS
DATA: 23/05/2023
LOCAL: Ambiente virtual - https://meet.google.com/byv-khkr-tmm
TÍTULO: Práticas forenses realizadas por enfermeiros à pessoa idosa em situação de violência
PALAVRAS-CHAVES: Cuidado de Enfermagem; Enfermagem Forense; Idoso; Maus-Tratos ao Idoso; Violência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO: Introdução: a violência contra pessoa idosa é um problema de saúde pública e a enfermagem forense, em ascensão no Brasil, surge para permitir inovações quando em casos de violência, onde as ações devem ser ancoradas em evidências. Porém observa-se fragilidades nas competências de enfermeiros acerca de condutas frente ao agravo, devido à carência de orientação ao enfrentamento. Objetivo: analisar as práticas forenses realizadas por enfermeiros à pessoa idosa em situação de violência. Método: foi realizado um estudo bibliométrico para definição da abordagem teórica, e em seguida, uma revisão de escopo para construção do instrumento. Em sequência, estudo de método misto do tipo convergente, por meio de entrevista fenomenológica com enfermeiros que tinham prestado assistência em casos de violência contra a pessoa idosa; e quantitativa, pela aplicação de questionário a 270 enfermeiros, em cinco hospitais de João Pessoa, Paraíba, de junho a dezembro de 2022. A análise qualitativa seguiu as recomendações de Martins e Bicudo, a quantitativa pela frequência simples e relativa, teste Bayesiano para proporções, Teste t-Student, análise multivariada com modelos de análise de correspondência simples e de agrupamento com métrica Qui-Quadrado com forma de aglomeração hierárquica e método da ligação média. Os dados foram triangulados para analisar convergências ou divergências, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa sob CAAE 30908820.9.0000.5188. Resultados: produção de cinco artigos intitulados: Compreendendo a fenomenologia a partir de teses e dissertações brasileiras; Cuidado de enfermagem forense ao idoso em situações de violência; Experiência de enfermeiros frente a violência contra a pessoa idosa; Intervenções forenses realizadas por enfermeiros à pessoa idosa em situação de violência; Práticas de enfermagem forense em casos de violência contra pessoas idosas. Considerações finais: os resultados desvelaram como se dá as intervenções do enfermeiro frente a casos de violência contra a pessoa idosa. Constatou-se a realização de práticas forenses realizadas pelos enfermeiros, mas também fragilidades que precisam ser sanadas, como denúncia, coleta e preservação de vestígios.
Externo ao Programa - 1048500 - ANNA CLAUDIA FREIRE DE ARAUJO PATRICIO
Externo à Instituição - JOSÉ LUIS GUEDES DOS SANTOS