PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ARTUR DE PAIVA VELOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ARTUR DE PAIVA VELOSO
DATA: 26/05/2023
LOCAL: Laboratório Lases/PPGENF
TÍTULO: Qualidade de vida de pessoas idosas com dor crônica submetidas ao desempenho em dupla tarefa
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho Físico. Quedas. Qualidade de vida. Idosos.
RESUMO: O envelhecimento populacional também é acompanhado pelo aumento da ocorrência de incapacidades e da instalação de doenças, em parte imposta pela maior prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) durante o envelhecimento. Essas condições contribuem significativamente para a instalação de processos álgicos que geralmente tornam-se crônicos e favorecem a instalação de dependências e incapacidades funcionais. A dor crônica está associada à redução da mobilidade funcional e, consequentemente, da autonomia e independência funcional. Aliada à redução das funções sensório-motoras que modificam o controle postural, a presença da sintomatologia dolorosa aumenta a predisposição de idosos a um maior risco de quedas, o que pode implicar em alterações do desempenho funcional sob o aspecto da execução de tarefas motoras, cognitivas ou simultâneas denominadas como Dupla Tarefa. As quedas podem favorecer o comprometimento da mobilidade funcional, a redução da independência funcional e o desenvolvimento do meio de cair, que influenciam negativamente a qualidade de vida (QV) entre pessoas idosas. O presente estudo tem como objetivo geral: analisar o impacto das representações sociais sobre o medo de cair e qualidade de vida de pessoas idosas com dor crônica no desempenho em dupla tarefa.; objetivos específicos: identificar as representações sociais sobre medo de cair e qualidade de vida construídas por pessoas idosas com dor crônica; apreciar a dupla tarefa cognitiva-motora de pessoas idosas com dor crônica; avaliar o medo de cair e, medir a qualidade de vida de pessoas idosas com dor crônica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com 30 pessoas idosas que referem dor crônica. A coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista semiestruturada, utilizando-se os seguintes instrumentos: questões subsidiadas na Teoria das Representações Sosiais; FES-I para avaliação do medo de queda; WHOQOL-OLD para medir a Qualidade de Vida em Pessoas Idosas e o Teste Timed Up and Go (TUG) para avaliar o risco de queda e a capacidade para realizar atividades de dupla tarefa. Os dados coletados foram organizados em um banco de dados e processados com o auxílio do programa informático IRaMuTeQ , com um aproveitamento do corpus de 85,06%. Observa-se, a partir de uma análise parcial dos dados que a média de idade de 67,46 anos(±5,55) e 86,7% com referência a alguma doença reumática; 41,7% dos entrevistados relatam pelo menos um evento de queda nos últimos 12 meses e, todos os entrevistados falam da presença de dor persistente, por mais de três meses. Os escores mais baixos da QV foram encontrados nas facetas autonomia (12,33; ±2,69) e intimidade (12,5; ±3,91), enquanto os escores mais elevados se observam nas facetas: morte e morrer e habilidades sensoriais. A média do escore total do WHOQOL-OLD foi 81,43 (±13,66). O medo de cair avaliado pelo FES-I encontrou escore médio de 36,6 (±11,19) e o TUG apresentou tempo médio de 13,96s (±3,54) para a forma simples; 14,66s (±3,75) para a forma motora e 14,83s (±4,15) para a cognitiva. Esta pesquisa atende as exigências das Diretrizes e Normas da Pesquisa em Seres Humanos, preconizadas pela Resolução 466/2012 e 580/2018 do CNS/MS/BRASIL.
Externo à Instituição - ANDRÉA STOPIGLIA GUEDES BRAIDE
Presidente - 2166087 - MARIA ADELAIDE SILVA PAREDES MOREIRA