PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM (PPGENF)

Teléfono/Extensión
No Informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA LUCRECIA DE AQUINO GOUVEIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA LUCRECIA DE AQUINO GOUVEIA
DATA: 30/05/2023
LOCAL: Híbrido: IPE/UFPB e Ambiente virtual - https://meet.google.com/wyk-snfj-dxu
TÍTULO: Estudo longitudinal sobre representações sociais da epilepsia
PALAVRAS-CHAVES: epilepsia; representações sociais; estigma social.
RESUMO: A Epilepsia é um distúrbio eletrofisiológico, com manifestações clínicas variáveis. Em estimativas da Organização Mundial de Saúde, entre 4 e 10 pessoas, em cada mil, possuem epilepsia, cerca de 50 milhões em todo o globo, está envolta de estigma social e impactos socioeconômicos, sendo a quarta condição global de morbidade. As representações sociais nos remetem a um conjunto de explicações, crenças e ideias que nos permitem evocar um dado objeto, pessoa ou acontecimento, com o objetivo de explicar os fenômenos humanos a partir da perspectiva coletiva, sem perder de vista a individualidade. A pesquisa tem como objetivo geral: Identificar a existência de divergências e consensos nas representações sociais elaboradas por portadores de epilepsia, familiares e não-portadores, analisando-se os conteúdos e processos das representações sociais, ao mesmo tempo em que se procura refletir sobre a influência das representações sociais nas práticas profissionais, ancorando-se nos estudos sobre epilepsia e objetivos específicos: Identificar as representações sociais elaboradas por portadores de epilepsia, familiares e não-portadores; Verificar a existência de divergências ou consensos de representações sociais entre portadores de epilepsia, familiares e não-portadores, analisandose a importância das funções da teoria de representações sociais na prática profissional, em saúde, a partir destes estudos.; Comparar os resultados desse estudo com três estudos anteriores, sobre representações sociais da epilepsia, vinculados ao Laboratório de Saúde, Envelhecimento e Sociedade (LASES). Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa, fundamentada na Teoria das Representações Sociais, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. Será realizada na cidade de João Pessoa, Paraíba, no ambulatório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, com portadores de epilepsia, familiares e não-portadores. A amostra será por conveniência, composta por 180 sujeitos, sendo 60 portadores de epilepsia, 60 familiares e 60 não portadores, sendo utilizada uma entrevista semiestruturada, apoiada na Teoria das Representações Sociais. O estudo longitudinal será composto por: Grupo 1 – 1988; Grupo 2 – 1997; Grupo 3 –2001; Grupo 4 –2022 (intervalo de 34 anos), onde serão 15 portadores de epilepsia, 15 familiares e 15 não portadores para cada grupo. Para a análise e apreensão será utilizada a técnica de análise de conteúdo, conforme as considerações feitas por VALA (1986), BERELSON (1952), CARTWRIGHT (1953), KRIPPENDORF (1980) e BARDIN (1977). A análise fatorial de correspondência será utilizado o programa TRI-DEUX (versão1.1): CIBOIS (1990), indicado para tratamento das questões abertas, fechadas e/ou associação de palavras em representações sociais, para análise de ocorrência, a identificação dos pontos valorizados, conforme interesse dos sujeitos, em determinados aspectos ou temas, nos diferentes conteúdos observados a partir da concentração da frequência nas unidades de análise temática e para análise estrutural, para inferir a organização do pensamento centralizador do discurso dos atores sociais do estudo. A pesquisa seguirá os critérios éticos dos estudos com seres humanos. Tendo como esse contexto teórico-metodológico, utilizou-se a análise de conteúdo, subsidiada pela teoria da Representações Sociais, seguindo as etapas: construção do corpus; composição das unidades de análise; procedimentos de análise; a categorização e descrição das categorias. O presente estudo é de grande relevância, pois identificará na atualidade as representações sociais da epilepsia na concepção do conhecimento do cotidiano. Esse conhecimento é importante para se traçar intervenções que possibilitem o bem-estar físico e social dos mesmos.
Interno - 1653046 - ANNE JAQUELYNE ROQUE BARRETO
Presidente - 335603 - ANTONIA LEDA OLIVEIRA SILVA